#LABMAX tem trabalho de pesquisa PREMIADO no ENCOM 2016

porDr. Alexandre

#LABMAX tem trabalho de pesquisa PREMIADO no ENCOM 2016

Trabalho de pesquisa do Laboratório Maxwell, baseado em uma melhoria da antena Palm Tree, foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados na última edição do ENCOM 2016, que é o Encontro Anual do Iecom em Comunicações, Redes e Criptografia.

Para a alegria dos pesquisadores do Laboratório Maxwell do IFSP e aproveitando a atenção acadêmica a nós direcionada, vamos divulgar prontamente que acabamos de receber o CERTIFICADO de melhor trabalho apresentado neste proeminente congresso.

O ENCOM 2016 foi realizado, nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2016, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), em Fortaleza, Ceará, com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e contou com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais.

O ENCOM 2016 teve por intuito congregar  os maiores pesquisadores, bem como, estudantes, professores, empresários e profissionais das áreas de comunicações, telemática, redes de computadores, informática, criptografia e do mercado de telecomunicações para proporcionar a discussão de pesquisas e soluções de assuntos correlatos a comunicações.

encom2

A Palm Tree AVA, cujo artigo publicado na IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters está disponível clicando aqui,  é uma antena antipodal Vivaldi diretiva. Para aumentar ainda mais o ganho do lóbulo principal, uma lente de substrato e um diretor metálico foram adicionados de maneira a controlar ainda mais sua radiação.

Observe no diagrama de distribuição de campos elétricos a 6 GHz da Palm Tree AVA que há mais diretividade que a AVA convencional, cujo diagrama é apresentado na sequência.

slpalm_tree

Distribuição de Campos Elétricos da Palm Tree AVA com Lente de Substrato e Diretor Metálico a 6 GHz.

ava

Distribuição de Campos Elétricos da AVA convencional a 6 GHz.

 

Os autores do artigo são os doutores:

12920312_1686676628249347_4799622796830812883_n[1]    charles    Marcelo_Perotoni[1]     jjusto[1]     kofuji-2[1]

Alexandre            Charles                      Perotoni                 Justo               Takeo

ARTIGO COMPLETO

slmd

Sobre o Autor

Dr. Alexandre administrator

Doutor pela EPUSP, professor EBTT do IFSP, pesquisador com dezenas de artigos publicados nas áreas de educação em tecnologia e eletromagnetismo aplicado, possui um livro publicado na área de automação e atualmente é revisor de duas revistas internacionais na área de micro-ondas.

Deixe uma resposta