Feliz dia internacional da mulher!

porDr. Antonio Mendes de Oliveira Neto

Feliz dia internacional da mulher!

Imagem: Membros da Women’s International League for Peace and Freedom, 1922

Os integrantes do laboratório Maxwell parabenizam todas as mulheres por esta importante data e gostaria de lembrar de algumas brilhantes mulheres, que se não tivessem se dedicado as suas pesquisas, nosso avanço tecnológico seria bem menor.

Nossa pequena e limitada lista:

  • Grace Hopper – Ph.D em matemática pela Universidade Yale, foi a programadora do Mark I, inventou o primeiro compilador de programas de computador da história, levando a criação do COBOL.
  • Ada Lovelace – Escreveu o primeiro algoritmo da história, para ser processado pela máquina de Charles Babbage, tornando-se assim a primeira programadora da história.
  • Hedy Lamarr – Alem de atriz, criou um sistema de troca de canais de frequência de radio, que impedia que os mísseis fossem interceptados pelo inimigo na segunda guerra mundial. Sua tecnologia de transmissão mais tarde foi aperfeiçoada, gerando tecnologias como Wifi e Bluetooth.
  •  Edit Clarke – Trabalhava resolvendo problemas relacionados a transmissão de energia elétrica nos EUA. Em 1922, tornou-se a primeira mulher a ser empregada profissionalmente como Engenheira Eletricista.
  • Marie Curie – Desenvolveu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel.
  • Cecilia Payne – Foi a primeira pessoa a demonstrar que o Sol era constituído principalmente por hidrogênio. Antes disso, achava-se que a Sol tinha constituição semelhante a Terra.

 

Sobre o Autor

Dr. Antonio Mendes de Oliveira Neto administrator

Pesquisador Pleno do Laboratório Maxwell na área de processamento de sinais e imagens, Me. em Tec. dos Materiais pela UNESP.

Deixe uma resposta