SBMO/SLABO WMO’17 – Material para os Minicursos já disponível

porDr. Alexandre

SBMO/SLABO WMO’17 – Material para os Minicursos já disponível

Dentro das atividades do SBMO/SLABO WMO’17 estão os quatro minicursos disponibilizando mais de 100 vagas para a comunidade. Este esforço de aproximação científica e tecnológica é uma das políticas do LabMax e atende ao espírito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

 A SNCT foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

Dentro do espírito da SNCT e com intuito de proporcionar ao participante uma melhor experiência com os cursos, estamos disponibilizando o material de apoio. Para baixar, basta clicar no ícone representando o curso.

CLICK NO ÍCONE DO CURSO PARA BAIXAR SEU MATERIAL DE APOIO:

                  

Para melhor garantir sua participação nos minicursos, pede-se que o participante chegue com 10 minutos de antecedência.

SOBRE OS MINICURSOS:

Minicurso de Circuitos de Micro-ondas com o simulador Qucs

Dia 23 de out. as 14h00 – Neste minicurso o participante será introduzido aos boas práticas do projetos de circuitos de micro-ondas utilizando o simulador Qucs, do inglês Quite Universal Circuit Simulator, que é uma poderosa ferramenta de simulação de circuitos.

 

Minicurso de Programação com Arduino

 

Dia 24 de out. as 16h00 – Neste minicurso o participante será introduzido ao ambiente de programação e prototipação Arduino. Será apresentado as diferentes plataformas e seus respectivos periféricos (Shields) como forma de incentivar seu uso, principalmente por pessoas não ligadas a tecnologia.

 

Minicurso de Tecnologia RFID

Dia 23 de out. as 21h30  – Neste minicurso o participante será introduzido ao sistema de Radio-Frequency IDentification ou Identificação por Radiofrequência onde tomará conhecimento das diversas aplicações do RFID bem como as melhores e mais eficientes formas de se utilizar.

CÓDIGO FONTE RFID PARA BAIXAR

 

Minicurso de Impressora 3D

Dia 24 de out. as 14h00 – Neste curso serão apresentadas as diferentes tecnologias de impressora 3D, os programas utilizados para modelar, fatiar e imprimir, além de mostrar o passo-a-passo de como construir sua própria impressora 3D.


INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO:

Inscrições para o WMO'19 - VI Workshop de Micro-ondas
Dia 23 - Campus Cubatão - Treinamento de Micro-ondas - NOITE:

Inscrição   |   Local   |   Datas   |   Submissões   |   Programa   |   APOIO   |   Comissão

Sobre o Autor

Dr. Alexandre administrator

Doutor pela EPUSP, professor EBTT do IFSP, pesquisador com dezenas de artigos publicados nas áreas de educação em tecnologia e eletromagnetismo aplicado, possui um livro publicado na área de automação e atualmente é revisor de duas revistas internacionais na área de micro-ondas.

Deixe uma resposta