Sobre

O Grupo de Pesquisa Laboratório Maxwell teve início de suas atividades, no Campus Suzano do Instituto Federal de São Paulo, durante a primeira semana de abril de 2016, após ter sido reconhecido pelo IFSP. Teve por fundador o Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira (IFSP-Br) e por co-fundadores os doutores Sérgio Takeo Kofuji (LSI-USP-Br), João Francisco Justo Filho (LME-USP-Br) e Henri Marius Germain Baudrand (INP-Fr) e teve como primeiro aluno de Iniciação Científica o sr. Toni Anderson Lopes de Faria.

Hoje o Laboratório Maxwell conta com onze doutores, cinco mestres e vários estudantes alocados em dois diferentes Campus do IFSP, sendo Suzano e Cubatão e ainda nas instituições parceiras, USP, UFABC, INP-Fr e UPorto-Pt.

O nome do Laboratório

Seu nome foi escolhido como um tributo ao notável físico e professor de física experimental que espantou o mundo acadêmico, ao demonstrar, por teoria, a existência de ondas eletromagnéticas, até então estudadas através do arcabouço das linhas de campo, de outro notável físico chamado Michael Faraday. Seu nome? James Clerk Maxwell!

 

Cambridge, 1863, Inglaterra, um notável físico britânico e professor de física experimental espanta o mundo acadêmico ao demonstrar teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. Seu nome? James Clerk Maxwell!

Surge através de Maxwell, uma nova forma de estudo dos fenômenos eletromagnéticos para substituir, ou melhor, atualizar as teorias de linhas de campo de Faraday. Maxwell propões o estudo na forma de campos vetoriais, aliás, como não havia uma série de teorias matemáticas para dar o devido respaldo aos campos vetoriais de Maxwell, ele mesmo passa a desenvolver estas teorias.
Aos hercúleos esforços de Maxwell, de modelar matematicamente as teorias eletromagnéticas de Faraday, credita-se não só a atuais teorias, mas também todo o desenvolvimento das ferramentas vetoriais, seja no Cálculo Diferencial e Integral de Vetores ou mesmo na representação vetorial espacial, com base nos esforços do matemático, físico e engenheiro eletricista inglês Oliver Heaviside (1850 – 1925) e do físico estadunidense Josiah Willard Gibbs (1839 – 1903). [leia mais sobre Maxwell]

Missão

Atualmente, um país gigante por natureza como o Brasil, exige sistemas de telecomunicações de ponta, bem como de defesa, de saúde, educação tecnológica  e industriais, assim sendo, nossa missão é pesquisar, desenvolver e transferir tecnologia de ponta na área de micro-ondas e eletromagnetismo aplicado de maneira a contribuir para o avanço de nossa nação.

Valores

O que orienta-nos em nossas atividades de pesquisa, são alguns valores que forjam a identidade coesa do Laboratório Maxwell, sendo eles: Produção de Alto Fator de Impacto; Cooperação; Originalidade; Crescimento; Eficiência; Responsabilidade Social e Integridade. Antes de qualquer atividade, decisão ou tarefa a ser realizada, os pesquisadores do Laboratório Maxwell asseguram-se de que esses valores sejam mantidos.

Nossa atuação é lastreada pela produção científica de alto fator de impacto através de parcerias e cooperação para alcançar resultados inéditos e originais que visem o crescimento do grupo e da nação com eficiência, responsabilidade social e integridade de valores éticos e morais.

Visão

Consolidar o grupo no cenário mundial como referência em eletromagnetismo aplicado através da capacitação de seus membros lutando e auxiliando os mestres a tornarem-se doutores, os doutores realizarem pós-doutorado e os alunos adentrarem a programas de mestrado em nossas instituições parceiras.

Inauguração

No dia 24 de maio, o Laboratório Maxwell e toda a comunidade do Campus Suzano do IFSP participaram do evento de comemoração do primeiro ano do grupo de pesquisa Labmax. Durante o evento foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas, destacando-se a presença da comitiva da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP, liderada pela magnifica pró-reitora de pesquisa, Dra. Elaine Inácio Bueno.

Nesta mesma ocasião foi realizada a cerimônia de instituição do Laboratório Maxwell como uma Infraestrutura do Campus Suzano, com o descerramento da Placa de Inauguração do Labmax.

Placa de aço escovado da cerimônia solene de inauguração do Laboratório Maxwell.

Portaria de Instituição do Laboratório Maxwell  No Campus Cubatão nº CBT.0130/2018 de 06/11/2018.

 

Portaria de Instituição do Laboratório Maxwell  No Campus Suzano nº SZN.00047/2017 de 11/05/2017.

Ata da Reunião do Grupo no dia 11/09/2018

 

 

Momentos do Ato Solene de Inauguração Presidido Pelo MSc. Eugenio Zampini.

Inauguração do #Labmax

Venha nos visitar