III WMO – Terceiro Workshop de Micro-ondas do LabMax

Realizado no auditório do Laboratório de Microeletrônica – LME da Escola Politécnica da USP, o 3º Workshop de Micro-ondas contou com a presença dos pesquisadores e alunos do Laboratório Maxwell e teve como tema, a definição e consolidação da Missão, dos Valores, da Visão e do Planejamento Estratégico do grupo.

Na foto vemos a apresentação da nova linha de pesquisa sobre síntese por radiofrequência pelo professor Ulisses que consiste em estimular as reações através do uso de feixes eletromagnéticos colimados, o que trará uma considerável redução no tempo de reação, assim como uma possível economia no uso de catalizadores.

Outro assunto de grande relevância que foi discutido, foi o do uso do radar de micro-ondas para a detecção não destrutiva de artefatos arqueológicos, pesquisa essa liderada pelo doutor Lucas Pereira.

Na imagem acima pode-se observar a resposta no domínio da frequência do sistema, com o espectro sem o alvo detectado em (a), com o alvo detectado em (b) e como alvo, fora utilizado um totem de basalto, muito comum em sítios sul-americanos.

Vejam alguns momentos do III WMO do LabMax e aguarde o IV WMO durante a SNCT 2017.

III WMO – Terceiro Workshop de Micro-ondas do LabMax