SBMO/SLABO WMO’17 – Workshop de Micro-ondas

SISTEMAS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL

INSCRIÇÃO   |   Local   |   Datas   |   Artigos   |   Programa   |   APOIO   |   Comissão

Cartaz em PDF para baixar.

O SBMO/SLABO WMO’17 – Workshop de Micro-ondas faz parte de uma política de levar à comunidade os resultados das pesquisas realizadas semestralmente pelos cientistas do Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado e nesta edição conta com o apoio científico da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica. Este semestre o evento será realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (23 e 24 de outubro de 2017) do Instituto Federal de São Paulo, Campus Suzano, como um esforço de congregar as maiores autoridades da área de eletromagnetismo e micro-ondas para realizarmos juntos, uma prospecção das tendências futuras para a aplicação de ondas eletromagnéticas. O local de realização será o Campus Suzano do IFSP e contará com pesquisadores do IFSP, da USP e da UFABC.
O SBMO Workshop de Micro-ondas receberá as propostas de trabalho de pesquisa no formato de artigos curtos de no máximo três páginas, sendo que os melhores artigos serão convidados a submeterem o trabalho, na versão estendida, na revista indexada Exatas Online (Qualis B2). Os trabalhos deverão ser resultados de pesquisas inéditas nas áreas de Eletromagnetismo Aplicado e Tecnologias para Diagnóstico e Saúde, Redução microbiológica por Micro-ondas e Educação em Ciências e Tecnologia. Dentre os artigos submetidos, serão escolhidos dezesseis para apresentação oral e 24 para apresentação pôster. A seleção se dará com base no fator de impacto do trabalho quanto a inovação, qualidade das referências e sua aplicabilidade, sendo o último quesito diretamente relacionado ao potencial de transferência tecnológica para o setor industrial da área pesquisada.

Vídeos dos melhores momentos:

Veja alguns momentos do evento:

SBMO/SLABO WMO’17 – Momentos do Evento.

O tema do workshop será:

Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado.

O lema do workshop será:

Sistemas tecnológicos aplicados ao desenvolvimento humano sustentável.

O Idioma do workshop:

Os idiomas oficiais do workshop serão três, o Português, a Libras e o Inglês, assim sendo os congressistas serão encorajados a apresentarem seus trabalhos em uma destas línguas.
No caso de Libras, todas as apresentações poderão contar com interpretes de Libras. Adicionalmente serão aceitos trabalhos em espanhol e francês, sobretudo se forem classificados como trabalhos de alto fator de impacto. Estes por sua vez deverão ser apresentados em sua língua original com a participação de tradutores para o português ou inglês e libras.

Identidade visual do congresso:

A logomarca do SBMO/SLABO WMO’17 – Workshop de Micro-ondas foi criada para que fosse facilmente reconhecido as três letras da sigla WMO precedidas pelo símbolo internacional de nível de sinal móvel onde as quatro barras identificam a quarta edição do evento ao mesmo tempo que associa-se com o tema do workshop.
As cores da marca foram escolhidas por trazerem consigo a expressão natural do equilíbrio, esperança e alegria do verde, o dinamismo enérgico do vermelho e a grandiosa austeridade, enigmática ênfase do desafio científico e a sólida confiança expressa pelo preto. Todas estas qualidades são reflexos oriundos tanto dos membros da comissão organizadora, do Laboratório Maxwell, do Laboratório de Automação para a Vida e sobretudo da comunidade acadêmica congregada em torno do objetivo comum do workshop.

Objetivo do workshop:

Este SBMO/SLABO WMO’17 – Workshop de Micro-ondas será realizado com o objetivo de congregar os grandes pesquisadores especialistas na forma de possibilitar um esforço conjunto para eleger as novas tecnologias de Eletromagnetismo Aplicado.
O evento terá caráter misto entre um ambiente de treinamento, com cursos e oficinas, e o ambiente científico-tecnológico com o estimulo a profunda discussão sobre os seguintes temas específicos: Circuitos Passivos de Micro-ondas; Projeto e Simulação de Antenas; Circuitos Integrados de Radiofrequência; Educação Científica e Tecnológica; Tecnologia Aplicada a Saúde; Sistemas de Radar para Arqueologia e por fim Síntese Química por Radiofrequência, Radioastronomia.
Todos os esforços deverão culminar em trabalhos inovadores e de alto fator de impacto, sobretudo no que tange a sua aplicação na forma de tecnologias inéditas e com potencial de transferência imediata ao setor industrial.

Apoio científico:

SBMO – Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica & SLABO -Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais:

Nesta 4ª edição o WMO está contando com o apoio e reconhecimento científico, para sua realização, das proeminentes Sociedades Científicas SBMO-Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, uma das mais importantes agremiações científicas de micro-ondas do planeta, associada ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – IEEE (pronuncia-se I-3-É) e a União Internacional de Rádio Ciência – URSI e da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais.

Neste ensejo comunicamos que a partir desta edição, o Workshop de Micro-ondas – WMO é um evento científico com a chancela de apoio e reconhecimento da SBMO e da SLABO, que serão co-promotoras, o que fará com o evento passe a ser oferecido anualmente e venha a se chamar SBMO/SLABO WMO – Workshop de Micro-ondas.

Para termos ideia do que isso significa, os outros dois eventos que conta com mesma honraria da chancela de apoio da SBMO, são:

– MOMAG, evento Bi-anual, que congrega simultaneamente três grandes eventos, sendo o CBMag – Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, o Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o Latin American Workshop on Optical Fiber Sensor.

– SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference.

E igualmente reconhecidos pela chancela de apoio cientifico da SLABO, são:

– Simpósio de Dispositivos de Assistência Ventricular e Coração Artificial.

– Simpósio Internacional de Química Medicinal e Medicina Regenerativa.

– Congresso da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esta é realizada nacionalmente desde 2004 e conta com a colaboração de ministérios, institutos de pesquisa, universidades, fundações de amparo à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além das secretarias estaduais e municipais, em especial as Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação.
Como objetivo, a SNCT visa aproximar a população da ciência e da tecnologia, realizando eventos científicos que congregam centenas de entidades com o intuito promoverem atividades de divulgação de ciências e tecnologia por todo o País. As comunicações devem ser feitas em linguagem acessível à população e por meios inovadores que incentivem a curiosidade e estimulem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Assim sendo, o IV WMO será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro.

Cobertura pela Rádio e TV Federal AO VIVO em 360º:

 

 

Com o apoio da Rádio de TV Federal o IV WMO terá parte de seu conteúdo transmitido AO VIVO e com tecnologia imersiva 360º, o que dará ao evento uma maior visibilidade. A partir desta cobertura, toda a sociedade poderá participar remotamente, garantindo assim o atendimento pleno da política de extensão do Laboratório Maxwell, que ambiciona estreitar o relacionamento entre a sociedade e os maiores cientistas e pesquisadores da área de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado.

 

Home   |   Local   |   Datas   |   Artigos   |   Programa   |   APOIO   |   Comissão

Uma realização:

 |  ||

Apoio:

  

INSCRIÇÃO   |   Local   |   Datas   |   Artigos   |   Programa   |   APOIO   |   Comissão