Artigo da Antena Palm Tree do #LabMax do IFSP & PSI da EPUSP continua sendo um dos mais influentes do Google Acadêmico

porDr. Alexandre

Artigo da Antena Palm Tree do #LabMax do IFSP & PSI da EPUSP continua sendo um dos mais influentes do Google Acadêmico

A tarefa de pesquisar é árdua e nem sempre é bem sucedida, então, como quantificar e qualificar uma pesquisa como bem sucedida, senão pelo fato de que ela culminou em artigo de alto fator de impacto, quebrou paradigmas e gerou produtos altamente tecnológicos para o mercado!

Exatamente isso que viemos compartilhar com vocês, amigos do LabMax!

Recentemente (30/01/2022) uma pesquisa do Google Acadêmico retornou que o artigo da Antena Vivaldi Palm Tree, desenvolvimento conjunto de pesquisadores do LabMax do IFSP e do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos – PSI da Escola Politécnica da USP, continua figurando como um dos mais citados e influentes sobre o tema antena Vivaldi Antipodal, publicados desde 2015, no Mundo!

Entre os TOP 5, com base no número de citações, do Google Acadêmico, além do Brasil, estão artigos dos EUA, Índia e Austrália, como ilustra a tabela com a classificação:

# Citações Artigo Afiliação País
167 A novel method for improving antipodal Vivaldi antenna performance University of South Florida EUA
127 A Palm Tree antipodal Vivaldi antenna with exponential slot edge for improved radiation pattern LabMax – IFSP / PSI-USP Brasil
80 A Compact Antipodal Vivaldi Antenna for UWB Applications Anna University Índia
64 Compact antipodal Vivaldi antenna for UWB applications Department Of Electronics Engineering, IIT (BHU) Índia
59 High gain Vivaldi antenna for radar and microwave imaging applications Department of Electronics Engineering, Indian Institute of Technology Índia

Este artigo é fruto do trabalho realizado a várias mãos, dentre os co-autores, está o renomado pesquisador de micro-ondas da UFABC, Dr. Marcelo B. Perotoni, que acredita que isso é possível graças ao trabalho e dedicação:

Esse resultado mostra que com dedicação e trabalho sério conseguimos feitos extraordinários…

(Dr. Marcelo B. Perotoni – UFABC, Co-autor do Paper)

Já para o Engenheiro Eletricista José Reis, da Rohde & Schwarz do Brasil, é preciso acreditar no próprio potencial.

Eu posso dizer que é preciso acreditar no seu próprio potencial, para ter sucesso devemos acreditar primeiramente que podemos, não podemos ficar esperando por incentivos dos outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.

(Eng. José Reis –  Rohde & Schwarz do Brasil)

Este artigo foi publicado na revista IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters, periódico científico indexado da IEEE Antennas and Propagation Society, que recebeu extrato Qualis A1 no Web Qualis para programas de pós graduação na área de Engenharias IV. Ao alcançar esta marca de 70 citações, desde 2015, o artigo tem sido alvo de muita atenção científica e industrial também.

Este fato representa que os pesquisadores e as instituições envolvidas se juntam aos grandes nomes da pesquisa internacional. A partir desta constatação, algumas lições nos são úteis: reconhecer a competência desses professores; conhecer o estudo de modo mais aprofundado; rever quais são as pessoas que nos servem como referências; dedicar mais tempo e energia aos estudos; valorizar o Brasil, suas instituições e o povo brasileiro; acreditar que é possível vencer dignamente.

(Dr. Douglas Filenga – Coordenador de Pesquisa e Inovação IFSP-SZN)

Recentemente a empresa de Micro-ondas Antenna Test Labs, com sede na Carolina do Norte, EUA, realizou testes, em uma antena Palm Tree em versão industrial e constatou que a mesma opera entre 1,5 a 18GHz e declarou:

We had the pleasure of evaluating this pretty PCB antenna. It goes by the formal name of an antipodal PCB Vivaldi antenna with exponential slotted edges. Although, it is better known as a Palm Tree antenna!

(Engineer Glenn Robb – Antenna Test Labs)

Segue a foto da antena comercial Palm Tree testada nos laboratórios da Antenna Test Labs:

Para a Rogers Corporation, maior fabricante norte-americano de laminados para circuitos de Micro-ondas, aviões, satélites e sistemas de defesa, a antena Vivaldi Palm Tree foi classificada como a mais moderna do mundo, em uma postagem na sua página oficial no Facebook:

Ao entrar no mercado, uma antena baseada no novo paradigma de antenas do tipo Vivaldi, como essa apresentada pelo Antenna Test Labs, é possível notar que este artigo está iniciando uma transição de influência da academia para a vida real e esse é o maior objetivo da pesquisa aplicada, transferir para a sociedade os benefícios da pesquisa científica na forma de produtos inovadores.

Para o Dr. João Francisco Justo, professor Titular da Escola Politécnica da USP e Ph.D. em Engenharia Nuclear pelo MIT,

Isso significa de forma inquestionável que a Palm Tree está ocupando seu espaço na literatura especializada…

(João Francisco Justo, Ph.D. MIT – Prof. Titular EPUSP)

Desta forma, para todos nós do #LABMAX, é uma grande alegria poder compartilhar com a sociedade que estamos realizando Pesquisas Aplicadas de alto fator de impacto e que além de influenciar a academia, está influenciando também a sociedade.

Seja você também um pesquisador colaborador no Laboratório Maxwell e trabalhe para melhorar a sociedade através de pesquisas aplicadas de alto fator de impacto.

PALM TREE, VIVALDI, #LABMAX, PSI EPUSP, IFSP

Sobre o Autor

Dr. Alexandre administrator

Doutor pela EPUSP, professor EBTT do IFSP, pesquisador com dezenas de artigos publicados nas áreas de educação em tecnologia e eletromagnetismo aplicado, possui um livro publicado na área de automação e atualmente é revisor de duas revistas internacionais na área de micro-ondas.

2 Comentários até agora

hexandflexPostado em12:25 pm - mar 16, 2018

Hi Dr Alexandre. When creating my Palm Tree Antenna, I did lots of experimenting with various styles of cutouts. your Palm Tree design consistently out-performed all others to provide enhanced gain over a wider bandwidth than other designs. Many Thanks – HexAndFlex

Dr. AlexandrePostado em1:22 pm - abr 26, 2018

Dear HexAndFlex, your effort to enhance the Palm Tree AVA with the application of a substrate lens is impressive and is taking the Palm Tree to a new level! Congratulations and thanks for the great work!

Deixe uma resposta