SBMO WMO’20 – Programa Final

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8WMO2.png

Inscrição | Local | Datas | Submissão | Programa | APOIO | Comissão

Programa Final Detalhado

Segunda-feira, dia 23 de novembro de 2020

SBMO/WMO’20 – Seção I – Manoel Dias de Abreu

A importância da pesquisa: um mundo em transformação

Dr. Leandro Campelo

IFSP-CBT

Data: 23/11/20 Horário: 13:00 às 13:30 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Dr. Leandro Campelo, Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Cubatão do IFSP, fala sobre os desafios da contemporaneidade que devem ser vencidos com o apoio da pesquisa.

Mini curriculum do apresentador:

Doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2002, pós-graduação em Geografia e Gestão do Território (UFJF), 2004, especialização em Prática de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PUCSP), 2007. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), 2009.  Atualmente é professor de Geografia e Coordenador de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão. É líder do Grupo de Pesquisa METATIV (Metodologias Ativas), desenvolve pesquisas em Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas e Mapeamento Conceitual. Editor chefe da Revista Qualif.

SBMO/WMO’20 – Seção I – Manoel Dias de Abreu

Projeto do Respirador Takaoka contra a Covid-19

Dr. Juan Alberto Cosquillo Mejía

CityCor – CE

Data: 23/11/20 Horário:13:45 às 14:00 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo cirurgião cardiovascular Dr. Juan Alberto Cosquillo Mejía da Clínica Médica CityCor de Fortaleza-CE, traz os avanços da pesquisa e desenvolvimento de uma versão modernizada do respirador Takaoka, em parceria com o LabMax, aplicado no combate a Covid-19.

Mini curriculum do apresentador:

Graduado em Medicina pela Faculdad de San Fernando da UNMSM (Universidad Nacional Mayor de San Marcos) (Peru/1986). Participou de treinamentos importantes na área de transplante cardiaco e Assistência Circulatória Mecânica na Alemanha (Deutsches Herzzentrum Berlin, 2009), nos Estados Unidos (Ohio State University/2006) e no Brasil (Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio/1994). Atualmente é coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante, Insuficiência Cardíaca e Suporte Circulatório do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Fortaleza, Ceará, Brasil). Atual presidente do Departamento de Assistência Circulatória Mecânica e Circulação Extracorpórea da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

SBMO/WMO’20 – Seção I – Manoel Dias de Abreu

Treinamento Vector Network Analyzer Conceitos e Aplicações

Drª. Cynthia Junqueira

Espectro Ltda

Data: 23/11/20 Horário: 14:15 às 14:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pela CEO da Espectro Ltda, Drª Cynthia Junqueira, sobre o uso do VNA em aplicações de instrumentação e medidas de sistemas de Micro-ondas.

Mini curriculum do apresentador:

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (1985), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é a responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento da Espectro Ltda e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, Propagação de Ondas e Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: antenas de microlinha, antenas embarcadas, antenas adaptativas, beamforming e caracterização e análise eletromagnética via simulações e medições experimentais.

SBMO/WMO’20 – Seção I – Manoel Dias de Abreu

Journal of Mechatronics Engineering

Dr. Auzuir Ripardo de Alexandria

LabMax – IFCE

Data: 23/11/20 Horário: 14:45 às 15:30 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Editor Chefe do Journal of Mechatronics Engineering, Dr. Auzuir Ripardo de Alexandria, pesquisador do LabMax-IFCE, falando sobre os benefícios de se publicar no periódico indexado JME.

Mini curriculum do apresentador:

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Como pesquisador, atua nas linhas de Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica, Redes Neurais Artificias e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior.

SBMO/WMO’20 – Seção II – R. Landell de Moura

Antenas e Interferências de Sinal em Aplicações de Redes e Sensores Sem Fio

Me. Jorge Fredericson

GDESTE – IFCE

Data: 23/11/20 Horário: 15:30 às 16:00 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Me. Jorge Fredericson do  Grupo de Desenvolvimento de Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados do IFCE, sobre as principais técnicas referentes a projetos de antenas para Redes de Sensores, imunes a interferências.

Mini curriculum do apresentador:

Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (PPGEE/UFC), Mestre em Informação Quântica pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET/IFCE), Bacharel em Engenharia de Telecomunicações pelo IFCE e Pesquisador no Grupo de Desenvolvimento em Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados (GDESTE/IFCE). Possui experiência nas áreas de Sistemas Embarcados, Microcontroladores, Rede de Sensores sem Fio, Internet das Coisas, Smart Grid, Simulações Numéricas, Robótica Educacional e Instrumentação Eletrônica.

SBMO/WMO’20 – Seção II – R. Landell de Moura

Alternativas para garantia de precisão de RPA (drone)

Dr. Antonio Wendell de Oliveira Rodrigues

IFCE

Data: 23/11/20 Horário: 16:00 às 16:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Dr. Antonio Wendell de Oliveira Rodrigues, do IFCE, sobre diferentes técnicas para garantir a precisão na operação de  remotely-piloted aircraft (RPA), também conhecidos como drones.

Mini curriculum do apresentador:

Doutor pela Universidade de Lille 1 – França com tema de tese relacionado à Computação de Alto Desempenho usando GPUs com abordagens MDE. Trabalhou como pesquisador em tempo integral no INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et Automatique) e parcialmente na Universidade de Hertfordshire, UK. Mestre em Computação com dissertação na área de ensino de redes de computadores. Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Informática pela Universidade Federal do Ceará (1998). É professor efetivo do Instituto Federal de Tecnologia do Ceará nos cursos de telemática, engenharias da computação e de telecomunicações.

SBMO/WMO’20 – Seção II – R. Landell de Moura

Tendências do 5G

Dr. Sergio Takeo Kofuji

LabMax – USP

Data: 23/11/20 Horário: 16:30 às 16:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo cofundador do LabMax, Dr. Sergio Takeo Kofuji, do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, falando sobre as principais tendências da tecnologia 5G.

Mini curriculum do apresentador:

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Doutor RIDP da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com ênfase em Arquiteturas Avançadas de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Pervasiva, Redes de Sensores Sem Fio, Grades Computacionais de Armazenamento (DataGrids, GridServices), Processamento Paralelo, Processadores (SMT, CMP, PIM), Simuladores de Processadores (Programação no Cell), Arquitetura Reconfigurável, Sistemas Ciber-Físicos e Embarcados, Imageamento IR, UWB e ondas milimétricas, Computação Móvel e Sem Fio, e Redes de Alta Velocidade.

SBMO/WMO’20 – Seção II – R. Landell de Moura

Antenas, Conceitos e Aplicações

Dr. Marcelo Bender Perotoni

LabMax – UFABC

Data: 23/11/20 Horário: 16:45 às 17:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Dr. Marcelo Bender Perotoni, cofundador do LabMax e professor da UFABC, traz as modernas práticas, técnicas e conceitos de antenas e suas respectivas aplicações na sociedade moderna, com ênfase nas oportunidades financeiras.

Mini curriculum do apresentador:

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: compatibilidade eletromagnética, micro-ondas, antenas, circuitos monolíticos de micro-ondas e simulação eletromagnética.

SBMO/WMO’20 – Seção III – Nélio José Niolai

5G MIMO Measurements for Sub 7 GHz and mmWave Challenges

Ph.D. Amr Haj-Om

Tektronix – USA

Data: 23/11/20 Horário: 17:45 às 18:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

This lecture presented by Ph.D. Amr Haj-Omar, from Tektronix-USA, will expose us to the challenges related to 5G MIMO measurements in sub 7 GHz and mmWave systems.

Mini curriculum do apresentador:

Ph.D. in Electrical Engineering in 2016. Researcher in Wireless Flexible Electronics for Biomedical Applications. Professional experience With 10+ years: of research, new product development, technical and strategic marketing. From designing to testing RF communication Systems to introducing product to market. Worked at Texas Instruments (TI), NASA, Peregrine and Pericom Semiconductor.

SBMO/WMO’20 – Seção III – Nélio José Niolai

Desmistificando o uso da simulação computacional para compatibilidade eletromagnética na indústria eletrônica

Dr. Igor Feliciano da Costa

ESSS Ansys

Data: 23/11/20 Horário: 19h00 às 19h45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra apresentada pelo Dr. Igor Feliciano da Costa, Business Development (Latin America and Iberia region) na Ansys ESSS, sobre o uso de simulações computacionais para o estudo de compatibilidade eletromagnética aplicado na indústria.

Mini curriculum do apresentador:

Possui doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aviões não tripulados (VANTs), antenas reconfiguráveis e antenas na faixa de ondas milimétricas. Atualmente é pesquisador voluntário no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel.

SBMO/WMO’20 – Seção IV – Michael Faraday

Inteligência Artificial Aplicada a Robótica

Apresentação de artigo de pesquisa

Data: 23/11/20 Horário: 20:00 às 20:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação de pesquisa realizada pela USP e IFSP sobre uma solução para problemas de identificação e coleta autônoma de esferas utilizando visão computacional e redes neurais artificiais, as quais fornecem como saída final um vetor contendo a localização do ponto do centro da esfera mais próxima e seu raio na imagem. Isso permite que os pontos que delimitam a esfera sejam determinados.

SBMO/WMO’20 – Seção IV – Michael Faraday

Estudo Comparativo Das Propriedades Dielétricas de (Srbl2nb2o9 + 15% [La2o3 ou Bi2o3)] E Suas Aplicações Como Antena De Ressonância Dielétrica.

Apresentação de artigo de pesquisa

Data: 23/11/20 Horário: 20:15 às 20:30 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação de pesquisa realizada por pesquisadores do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, do IFCE, do Departamento de Engenharia Mecânica da Unifor, da Universidade Estadual do Valo do Acaraú e do Laboratório de Redes, Comunicação e Segurança da UEC, sobre as propriedades dielétricas da matriz cerâmica SrBi2Nb2O9 (SBN) e adições de 15% [Bi2O3 ou La2O3], e tem como objetivo comparar os resultados obtidos indicando o melhor material para aplicações em micro-ondas.

SBMO/WMO’20  – Seção IV – Michael Faraday

Estudos de Propriedades Dialéticas do Niobato de Zinco ZnNb206 Dopado com Dióxido de Titânio Ti02

Apresentação de artigo de pesquisa

Data: 23/11/20 Horário: 20:30 às 20:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação de pesquisa realizada no Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM) do IFCE e UFC sobre a investigação das propriedades dielétricas do ZnNb2O6 (ZNO) na região de radiofrequência e micro-ondas para Aplicação na indústria de microeletrônica em circuitos integrados de rádio frequência (RFIC).

SBMO/WMO’20 – Seção IV – Michael Faraday

Eficiência do Uso de Micro-ondas para Determinação de Umidade em Grãos de Soja (Glycine max (L.) Merr.)

Apresentação de artigo de pesquisa

Data: 23/11/20 Horário: 20:45 às 21:00 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação de pesquisa realizada na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri sobre o estudo para verificar a viabilidade de se utilizar o forno micro-ondas em alternativa ao uso do método padrão da estufa (105 ºC/ 24h) para determinação de umidade em grãos de soja.

SBMO/WMO’20 – Seção IV – Michael Faraday

Filtro passa-faixa com tecnologia microstrip para aplicação em sistemas de comunicação IEEE 802.11n

Apresentação de artigo de pesquisa

Data: 23/11/20 Horário: 21:00 às 21:10 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação de pesquisa realizada por aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão do IFSP sobre O uso das técnicas de circuitos de micro-ondas para o desenvolvimento de um filtro aplicado a redes WiFi IEEE 802.11n.

Terça-feira, dia 24 de novembro de 2020

SBMO/WMO’20 – Seção V – Max Born

Pesquisador vs Empreendedor: Cases de sucesso

Dr. Andreas Kaasi

EVA Scientific

Data: 24/11/20 Horário: 12:15 às 13:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra o Dr. Andreas Kaasi da EVA Scientific falará sobre os desafios inerentes da carreira de pesquisador empreendedor no Brasil. O doutor Andreas é natural da Noruega, graduado e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Técnica da Dinamarca, doutor em ciências da cirurgia pela UNICAMP, pesquisador e CEO da EVA Scientific Ltda.

Mini curriculum do apresentador:

Graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Técnica da Dinamarca (2006). Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Técnica da Dinamarca em conjunto com sua instituição parceira, Universidade de Copenhague (2008). Intercambista pela Universidade de São Paulo de 2007 a 2008, vinculado ao Instituto do Coração – InCor – ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN – e ao programa de pós-graduação em bioengenharia na Universidade de São Paulo em São Carlos. Trabalhou como cientista principal na indústria farmacêutica em Cambridge, Inglaterra, em diversos projetos incluindo vários biorreatores e um projeto de produção em larga escala de tecidos à base de colágeno com aplicações em testes in vitro e na medicina regenerativa (2010-2013).  Faz parte do corpo de revisores da revista Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine (Wiley) desde 2010.

SBMO/WMO’20 – Seção V – Max Born

Palestra Plenária de Abertura

Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior

WOCA – Inatel

Data: 24/11/20 Horário: 13:15 às 14:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Palestra Planária de abertura do segundo dia de evento com o Drª Arismar Cerqueira Sodré Júnior, do Wireless and Optical  Convergent Access Laboratory do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel.

Mini curriculum do apresentador:

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1D, possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2002), Ph.D. em Engenharia de Telecomunicações pela Scuola Superiore Sant´Anna – Itália e University of Bath – Inglaterra (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2009). As suas principais áreas de pesquisa são: 5G, 6G, Antenas, Inteligêncial Artificial, Internet das Coisas (IoT), Fotônica de Micro-ondas, Comunicações Ópticas e Radares. Arismar tem 10 patentes, 25 produtos transferidos para a indústria e 255 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais.

SBMO/WMO’20 – Seção V – Max Born

Live Object Programming in Pharo

Dr. Vincent Aranega

Université de Lille – Fr.

Data: 24/11/20 Horário: 13:15 às 14:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Presentation by Professor Dr. Vincent Aranega of the Informatics Department of the Faculty of Science and Technology at the Université de Lille on object-oriented programming in the Pharo programming language.

Mini curriculum do apresentador:

Professor associado da universidade de Lille, Bsc in Computer Sciences (2006), M.Eng in Computer Sciences (2008), PhD in Computer Sciences (2011). Atualmente desenvolve pesquisas em linguagens orientadas a objetos dinâmicos e Linguagem Pharo.

SBMO/WMO’20 – Seção VI – Julius R. Oppenheimer

Desmistificando as medidas de antenas

Drª. Andreia Castro Alves e Engº José Reis

Rohde & Schwarz

Data: 24/11/20 Horário: 15:30 às 16:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação pela Equipe de Engenharia da Rohde & Schwarz do Brasil, Drª Andreia Alves e Engº José Reis, sobre as melhores práticas Para aferição de sinais de Antenas de Micro-ondas.

Mini curriculum do apresentador:

Drª. Andreia Castro Alves – Doutora em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi pesquisadora na Scuola Superiore Sant’Anna em Pisa (2016). Possui mestrado em Tecnologia e Inovação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e graduação em Sistemas de Telecomunicações também pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de etiquetas de RFID chipless, filtros, amplificadores de potência e amplificadores de baixo ruído para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR e radares de Monopulso.

Eng. José Reis Pinto Moreira – Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo em 2003 e MBA em Business Management in Commerce and Sales pela Faculdade Getulio Vargas em 2017. Está na R&S desde 2001 e é responsável pelos seguimentos Automotivo, Industrial, Componentes e Pesquisa.

SBMO/WMO’20 – Seção VI – Julius R. Oppenheimer

Caracterização de cobertura de sinais em cenário suburbano usando Altair Feko-WinProp

Yula Massuda e Isabella Raunheitte

Altair Engineering do Brasil

Data: 24/11/20 Horário: 16:30 às 17:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Apresentação pela Equipe de Engenharia da Altair Engineering do Brasil, Isabela Raunheitte e Yula Massuda, sobre o estudo de cobertura de sinais de rádio em um cenário de cobertura suburbano através do uso do simulador eletromagnético Altair Feko-WinProp.

Mini curriculum do apresentador:

Yula Massuda – Bacharel em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996), pós graduada em Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas (2002), Atualmente é diretora de Marketing na Altair Engineering.

Isabella Raunheitte – Bacharelanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) atualmente estagia na Altair Engineering em suporte técnico focado em soluções de análise eletromagnética computacional.

SBMO/WMO’20 – Seção VII – André-Marie Ampère

Introdução à Redes Neurais Artificiais em Phyton

Drª Raissa Bezerra Rocha

Universidade Federal de Sergipe

Data: 24/11/20 Horário: 17:45 às 18:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Neste treinamento a Drª Raissa Bezerra Rocha, da Universidade Federal de Sergipe, irá apresentar os conceitos fundamentais das Redes Neurais Artificiais que são modelos computacionais bio-inspirados nos homônimos naturais do sistema nervoso central e são projetadas para dotar algoritmos computacionais da capacidade de aprendizado e reconhecimento de padrões.

Mini curriculum do apresentador:

Graduada (2010), mestre (2012) e doutora (2017) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom).

SBMO/WMO’20 – Seção VII – André-Marie Ampère

The Academic Society Journal e a divulgação científica open access

Dr. Eduardo Bock

BIOENG – IFSP

Data: 24/11/20 Horário: 19:00 às 19:45 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, Dr. Eduardo Bock, pesquisador do Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais do ISFP apresenta o periódico científico e fala sobre questões relacionadas a importâncias da divulgação científica e de acesso aberto.

Mini curriculum do apresentador:

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade São Judas Tadeu (2003), mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2007) e (2011). É professor associado (classe D-IV) do Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (BIOENG) www.labbioeng.com e do Departamento de Mecânica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, tribologia, simulação numérica, órgãos artificiais, coração artificial, assistência circulatória, assistência ventricular esquerda e circulação extracorpórea.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Plágio: como evitar a maldição do Ctrl C + Ctrl V

Data: 24/11/20 Horário: 20:00 às 20:20 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Filtros planares com tecnologia microstrip line e geometria hexagonal

Marco Antonio Bernardino

Aluno Bolsista LabMax

Data: 24/11/20 Horário: 20:20 às 20:30 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, o bolsista do LabMax e aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão, Marco Antonio Bernardino apresenta parte dos resultados de sua pesquisa na área de filtros de micro-ondas para uso no projeto de imagens médicas e combate ao câncer cerebral infantil.

Mini curriculum do apresentador:

Aluno do 8º período de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão (IFSP-CBT). Pesquisador do Laboratório Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LabMax). Atualmente desenvolve pesquisa sobre filtros planares de tecnologia microstrip line.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Palm Tree Coplanar Vivaldi Antenna

Dr. Nurhayati, MT

LabMax – UNESA – Indonésia

Data: 24/11/20 Horário: 20:30 às 20:50 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, a pesquisadora internacional do LabMax e professora da UNESA da Indonésia, Drª Nurhayati, MT, apresenta parte dos resultados de sua pesquisa na área de Antenas Vivaldi Palm Tree na forma coplanar para geração de imagens médicas e combate ao câncer cerebral infantil.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Estudo comparativo entre técnicas de caraterização de materiais  absorventes de radiação eletromagnética (mare) em micro-ondas

Heitor Giatte da Costa e Gustavo Ferreira Vicentine

Alunos Bolsista LabMax

Data: 24/11/20 Horário: 20:50 às 21:00 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, dos bolsistas do LabMax e alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão, Heitor Giatte e Gustavo Vicentine apresenta parte dos resultados de sua pesquisa na área de absorvedores de micro-ondas para uso no projeto de imagens médicas  e combate ao câncer cerebral infantil.

Mini curriculum do apresentador:

Heitor Giatte da Costa – Aluno do 6º período de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão (IFSP-CBT). Pesquisador do Laboratório Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LabMax) no projeto de desenvolvimento de um setup de medição para caracterização de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE), e desenvolvimento de uma câmara anecóica para experimentos de dispositivos de micro-ondas.

Gustavo Ferreira Vicentine – Aluno do 4° período de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão (IFSP-CBT). Pesquisador do Laboratório Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LabMax) no desenvolvimento de placas de materiais absorvedores de radiação eletromagnéticas (MARE) para o projeto e desenvolvimento de câmara anecóica para experimentos de dispositivos de micro-ondas.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Utilização de micro-linha de transmissão stripline de 0,1 a 5 GHz aplicada como sensor de gás natural

Danillo S. Silva

Aluno do CSA-CBT

Data: 24/11/20 Horário: 21:00 às 21:15 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, o aluno do Curso Superior de Automação Industrial, Danillo S. Silva, apresentará os resultados de sua pesquisa sobre o uso de microlinha de transmissão como sensor de gás natural quando estimulado com um sinal de 0,1 a 5 GHz.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Antena Vivaldi antipodal com cavidades laterais com geometria fractal de Hilbert

Raimundo Eider

Aluno Bolsista LabMax

Data: 24/11/20 Horário: 21:15 às 21:25 Local: Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, o bolsista do LabMax e aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cubatão, Raimundo Eider apresenta parte dos resultados de sua pesquisa na área de antenas Vivaldi de Micro-ondas com cavidades fractais para geração de imagens médicas e combate ao câncer cerebral infantil.

Mini curriculum do apresentador:

Estudante de Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de São Paulo – IFSP, técnico em Automação Industrial pelo Instituto Federal Fluminense – IFF; Ataualmente é bolsista de iniciação científica PIBIFSP – Edital Nº 011/2019 do IFSP – Campus Cubatão junto ao Labmax com o projeto: ” Sistemas de Rastreamento de Câncer Cerebral Infantil Através de Imagens por Micro-Ondas – Projeto de Antena Planar Tipo Vivaldi com Cavidades Lateral com Geometria Fractal”.

SBMO/WMO’20 – Seção VIII – James C. Maxwell

Little Max – Conscientização da COVID-19

Karen C. M. Santos

Aluna Bolsista LabMax

Data: 24/11/20 Horário: 21:25 às 21:35 Local:  Canal do SBMO/WMO’20 – https://labmax.org/index.php/8WMO/

Descrição detalhada do evento:

Nesta palestra, a bolsista do LabMax e aluna do curso de Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Campus Cubatão, Karen C. M. Santos apresenta parte dos resultados de sua pesquisa na área de divulgação e conscientização para o combate ao câncer cerebral infantil.

Mini curriculum do apresentador:

Possui curso-técnico-profissionalizante em Logística pela Escola Tecnica Estadual Dona Escolastica Rosa(2018), graduação de Automação industrial IFSP Cubatão. Participou de cursos da fundação oswaldo cruz. (FIOCRUZ) (Manejo da infecção causada pelo novo coronavirus. Pesquisa: Sistema de Rastreamento de Câncer Cerebral Infantil Através de Imagens por Micro-ondas: Projeto De Antena Planar Do Tipo Patch com Geometria Fractal, e divulgação científica através do avatar LittleMax.