SBMO / WMO’19 – 6° Workshop de Micro-ondas

INSCRIÇÃO  | Local | Datas | Artigos | Programa | APOIO | Comissão

O 6º Workshop de Micro-ondas, organizado pelo Laboratório Maxwell,
com o apoio científico da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica, foi realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (22 e 23 de outubro de 2019) no Instituto Federal de São Paulo, como um esforço de congregar autoridades da área de eletromagnetismo e micro-ondas para realizarmos além de uma prospecção das tendências futuras, apresentar os resultados das pesquisas já realizadas e suas aplicações.

Nesta sexta edição, trouxemos uma novidade, o evento foi realizado dia 22 no Campus Suzano e no dia 23 no Campus Cubatão, ambos do IFSP e contou com pesquisadores do IFSP, da USP e da UFABC.

Submissão de artigos formato short-papers:

O Workshop recebeu as propostas de trabalho de pesquisa no formato de artigos curtos de no máximo duas páginas (desejável uma) via sistema Open Conference Systems – OCS.

Todos os artigos apresentados foram reunidos em uma seção especial do Periódico Acadêmico Qualif, com ISSN 2595.2277, junto as conclusões tecidas ao final do IV WMO.

Os melhores artigos serão convidados a serem publicados, em versão estendida (6 páginas no mínimo, em inglês), em um dos periódicos acadêmicos, Exatas Online, ISSN 2178-0471 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ou o Journal of Mechatronics Engineering, ISSN 2595-3230 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Os trabalhos foram resultados de pesquisas inéditas nas áreas de:

• Circuitos Passivos de Micro-ondas;

• Projeto e Simulação de Antenas;

• Instrumentação de Micro-ondas;

• Educação Científica e Tecnológica;

• Tecnologia Aplicada a Saúde.

Mas não limitado a esses temas, desta forma, outros temas correlatos, como IoT, Indústria 4.0 ou 5G são fortemente encorajados.

 

Submissão de Trabalhos:

Artigos curtos de até 2 páginas.

  Template / Modelo                    Sistema de Submissão

DIRETRIZES PARA AUTORES

TÍTULO ESTENDIDO FONTE TIMES NEW ROMAN EM NEGRITO E CAIXA ALTA TAMANHO 14 E NO MÁXIMO TRÊS LINHAS

Nome do primeiro autor, Nome do segundo autor, Nome do terceiro autor, etc (Times, Negrito, 10).

Afiliação e e-mail do primeiro autor, Afiliação e e-mail do segundo autor, Afiliação e e-mail do terceiro autor, etc (Times, Normal, 9).

Resumo – Inserir aqui o resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 9, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 100 e máximo de 200 toques (correspondentes aproximadamente ao mínimo de duas e máximo de cinco linhas), num só parágrafo.

Controle de similaridade

Todos os trabalhos foram submetidos a avaliação de nível de equivalência com outras obras já publicadas de maneira a mitigar a produção de artigos com nível de similaridade maior que 10%, sendo 5% o nível máximo aceitável por este evento. Para maiores detalhes sobre níveis de similaridade e ações corretivas, acesse o Centro de Informação de Plágio do IEEE no endereço eletrônico:

 https://www.ieee.org/publications/rights/plagiarism/index.html

O processo de submissão começa aqui:  Sistema de Submissão (ENCERRADO)

Apoio Institucional:

Outra novidade para esta edição foi o fato de que o evento foi vinculado as ações afirmativas de orientação e conscientização do câncer cerebral infantil e a importância de uma vida saudável, com prática de esportes e alimentação adequada. Este esforço emana no projeto de pesquisa intitulado:

SISTEMA DE RASTREAMENTO DE CÂNCER CEREBRAL INFANTIL ATRAVÉS DE IMAGENS POR MICRO-ONDAS COM A ANTENA VIVALDI PALM TREE DE ALTA RESOLUÇÃO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE.

Fomentado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) do IFSP via Edital n°. 823/2018.

O tema do workshop foi:

Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado.

O lema do workshop foi:

BIOECONOMIA: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

O Idioma do workshop:

Os idiomas oficiais do workshop foram três, o Português, a Libras e o Inglês, assim sendo os congressistas foram encorajados a apresentarem seus trabalhos em uma destas línguas.

No caso de Libras, todas as apresentações poderiam contar com interpretes de Libras. Adicionalmente poderiam ser aceitos trabalhos em espanhol e francês, sobretudo se fossem classificados como trabalhos de alto fator de impacto. Estes por sua vez deveriam ser apresentados em sua língua original com a participação de tradutores para o português ou inglês e libras.

Identidade visual do congresso:

A logomarca do VI WMO foi criada para que fosse facilmente reconhecido os dois Campus que sediaram o evento, referenciando duas aves da biodiversidade local, o quero-quero representando o Campus Sede do LabMax (Suzano) e o Guará-vermelho representando o Campus Cubatão.

As cores da marca, vermelho, preto, branco e azul, foram escolhidas por trazerem consigo a cor do guará-vermelho, ou seja, o dinamismo enérgico do vermelho, a pureza do branco do quero-quero, a tranquilidade, serenidade, harmonia e o infinito (do céu e do mar) representada pela cor azul e a grandiosa austeridade, enigmática ênfase do desafio científico e tecnológico e a sólida confiança expressa pelo preto. Todas estas qualidades são reflexos oriundos tanto dos membros da comissão organizadora, do Laboratório Maxwell e sobretudo, quanto da comunidade acadêmica congregada em torno do objetivo comum do workshop.

Objetivo do workshop:

Este workshop foi realizado com o objetivo de congregar grandes pesquisadores especialistas na forma de possibilitar um esforço conjunto para eleger e identificar as novas tecnologias de Eletromagnetismo Aplicado, bem como divulgar os avanços alcançados desde as edições anteriores.

O evento teve caráter misto entre um ambiente de treinamento, com cursos e oficinas, e o ambiente científico-tecnológico com o estimulo a profunda discussão sobre os seguintes temas específicos: Circuitos Passivos de Micro-ondas; Projeto e Simulação de Antenas; Instrumentação de Micro-ondas; Educação Científica e Tecnológica; e Tecnologia Aplicada a Saúde.

Uma realização:

Apoio:

INSCRIÇÃO  | Local | Datas | Artigos | Programa | APOIO | Comissão