No geral, as fronteiras do conhecimento são expandidas, em parte, através de descobertas realizadas em pesquisas cientificas. Com isso, tão importante quanto a pesquisa em si, é sua ampla divulgação de forma sistemática e procedimental, democratizando seu acesso e potencializando o avanço da humanidade.
Não obstante, existem vários meios para se realizar a divulgação científica, podendo destacar àquele realizado através de um artigo científico. Este, no entanto, apresenta de maneira estruturada, os resultados fidedignos obtidos durante o estudo, além disso, são apresentados os materiais e métodos utilizados de maneira a garantir a replicabilidade dos procedimentos para se alcançar os mesmos resultados, em condições ideais.
…no ambiente acadêmico, a publicação do artigo não é uma garantia de que as descobertas científicas estarão acessíveis…
Entretanto, no ambiente acadêmico, a publicação do artigo não é uma garantia de que as descobertas científicas estarão acessíveis, possibilitando assim, que o mesmo seja consultado e eventualmente citado em outros trabalhos de mesma natureza, alcançando a importante relevância acadêmica necessária para a correta promoção da pesquisa, bem como de seus pesquisadores, trazendo-os para o seleto grupo dos notáveis cientistas que conseguiram promover quebras de paradigmas e melhorias na qualidade de vida da humanidade.
Para alcançar este patamar de elevada relevância da pesquisa, o artigo uma vez publicado, tem que ser rastreável pelo maior número de cientistas possível, sendo assim, deve usar os meios tecnológicos mais avançados para sua disseminação. Neste caso, é fortemente recomendado que o mesmo seja publicado em um periódico acadêmico com número de série internacional, ou seja, ter registro de Internacional Standard Serial Number (ISSN) e que seus artigos também sejam serializados através do Digital Object Identifier (DOI).
…ao ser vinculado a um DOI, único no mundo inteiro, o artigo passa a ser imediatamente acessível, via consulta eletrônica na rede mundial de computadores…
Ao ser vinculado a um DOI, único no mundo inteiro, o artigo passa a ser imediatamente acessível, via consulta eletrônica na rede mundial de computadores, através de seu DOI. Isso permite que o artigo seja indexado por entidades de catalogação de artigos, que além de potencializarem a busca com mecanismos poderosos, costumam contabilizar a relevância do artigo através da contagem progressiva dos parâmetros de visibilidade científica, sendo os principais o número de visualizações e o número de citações do artigo, em outros artigos também indexados.
Como a missão do Laboratório Maxwell é pesquisar, desenvolver e transferir tecnologia de ponta (ao país), de maneira a contribuir para o avanço de nossa nação, o intuito de se ter criado o periódico científico Anais do Workshop de Micro-ondas (AdW) foi justamente o de potencializar este entregável para transferir tecnologia de ponta. Assim sendo, ao adotarmos o DOI para os artigos do AdW, artigos estes oriundos tanto das pesquisas da comunidade acadêmica no entorno do LabMax, quanto dos próprios alunos dos cursos de graduação do IFSP Campus Cubatão e Suzano, alcançamos um novo marco em nossos sete anos de LabMax.
Desta maneira, podemos anunciar auspiciosamente que a partir desta sexta edição, o AdW, além do ISSN, terá todos os seus artigos indexados e com DOI.
Para isso, foi adotado o método de indexação a partir do uso da plataforma ZENODO.org, que trata-se de um sistema de armazenamento e indexação de artigos científicos abertos e livres para consulta mundial. A plataforma ZENODO é parte do projeto OpenAIRE de divulgação científica aberta do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN).
Segundo os criadores da plataforma ZENODO, este nome foi escolhido em referência a Zenodotus, que foi o primeiro bibliotecário da grande e histórica Biblioteca de Alexandria. É também creditado a Zenodotus a inovação do primeiro uso registrado de metadados para registro acadêmico, feito este, considerado um marco na história da biblioteca. Desta forma, a partir da próxima edição, os artigos do AdW serão armazenados nos servidores da plataforma ZENODO, do CERN, com isso, passaremos a adotar o inglês como idioma do AdW, de maneira a compatibilizar com os demais artigos da plataforma, garantindo assim, máxima visibilidade aos mesmos.
Conheça a edição atual do AdW, que já está hospedada na plataforma ZENODO e faça uma boa leitura.
Clique aqui e acesse a edição atual do AdW!