Seaut – Sobre

INSCRIÇÃO | SOBRE | COMISSÃO | PROGRAMA | ARTIGOS | TRABALHOS | X WMO

De 4 a 8 de Outubro de 2021

A Semana da Automação

Bem vindo a 4ª Semana da Automação, organizada pela área da Indústria do campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo, como um esforço de congregar autoridades da área industrial para realizarmos uma prospecção das tendências futuras e assim aproximar-nos dos desafios do arranjo produtivo local, visando solucionar problemas por meio da pesquisa e inovação, além de proporcionar um espaço para a apresentação dos resultados das pesquisas já realizadas e suas aplicações. Nesta quarta edição, o evento será realizado remotamente, com transmissão ao vivo via YouTube, e contará com acadêmicos do IFSP e de instituições de todo Brasil.

Tema do evento:

A transversalidade da ciência, tecnologia & inovação para o planeta.

 Idiomas do evento:

Os idiomas oficiais do evento são três: o português, a Libras e o inglês. Posto isto, os congressistas e participantes serão encorajados a apresentarem seus trabalhos em uma destas línguas sendo que todas as apresentações poderão contar com intérpretes de Libras.

Adicionalmente serão aceitos trabalhos em espanhol e francês, sobretudo se forem classificados como de alto fator de impacto. Estes por sua vez deverão ser apresentados em sua língua original com a participação de tradutores para o português ou inglês, e Libras.

 Identidade visual do congresso:

A logomarca da IV Semana da Automação teve como inspiração o conjunto de sete hexaedros, de maneira a simbolizar as seções que o formarão nos seis hexaedros perimetrais e a comunidade no hexaedro central.

As cores da logo, três tons de azul, foram escolhidas por trazerem consigo o significado da tranquilidade, serenidade, harmonia e o infinito (do céu e do mar). Todas estas qualidades são reflexos dos membros da comissão organizadora da SEAUT, dos cursos da área da Indústria e, sobretudo, da comunidade acadêmica congregada em torno do objetivo comum do evento.

Objetivo do evento:

Este evento terá como objetivo, proporcionar um ambiente profícuo e auspicioso para a manutenção do diálogo entre a academia e o setor produtivo potencializando a prospecção de parcerias, vagas de estágio, demandas por projetos e estudo de viabilidade para captação de recursos para Pesquisa e Inovação Industrial.

O evento terá um ambiente científico-tecnológico com o estímulo a profunda discussão sobre temas correlatos à produção industrial, bem como aos processos de automação discreta e contínua.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esta é realizada nacionalmente desde 2004 e conta com a colaboração de ministérios, institutos de pesquisa, universidades, fundações de amparo à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além das secretarias estaduais e municipais, em especial as Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação.

Como objetivo, a SNCT visa aproximar a população da ciência e da tecnologia, realizando eventos científicos que congregam centenas de entidades com o intuito de promoverem atividades de divulgação de ciências e tecnologia por todo o País. As comunicações devem ser feitas em linguagem acessível à população e por meios inovadores que incentivem a curiosidade e estimulem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Assim sendo, a SEAUT será um evento da SNCT 2021.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino, fundada em 1909, reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade nas modalidades de Ensino Médio, Técnico, Superior e Pós-Graduação.

Por mais de um século de história, recebeu diversos nomes, como Escola de Aprendizes e Artífices, Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto Federal de São Paulo, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. A partir desta mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos de ensino médio e técnico e no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Também oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São também oferece cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura de multicampi, possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 Campus e mais de 4 mil alunos matriculados nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Sobre o município de Cubatão, pode-se destacar que este é um dos 9 municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista do Estado de São Paulo, formada pelos municípios de Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga. O município ocupa uma área de 142 km², o que lhe confere uma densidade demográfica de 830,91 habitantes por km². Tem seus limites com os municípios de Santo André, ao norte, Santos, ao leste, a Baía de Santos, para o sul, São Vicente, a sudoeste e São Bernardo do Campo, ao nordeste.

Cubatão hoje abriga um dos maiores polos industriais da América Latina. Segundo o IBGE 2018 (último censo), Cubatão possui 118720 habitantes, cujo salário médio mensal é de 4,7 salários mínimos, o que perfaz o montante médio de R$ 4.483,80, com um PIB per capita (2015) de R$ 123.458,81.

Além do setor industrial, Cubatão vem se destacando no setor de turismo ambiental, com os roteiros turísticos relacionados à Costa da Mata Atlântica e despontando seus potenciais nas áreas de turismo náutico, industrial, histórico e cultural. Em 1992 recebeu da ONU o título de “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”, desde então, Cubatão vem lutando para se tornar uma estância turística.

Campus Cubatão do IFSP:

O Campus Cubatão, inscrição no CNPJ sub o número 39.006.291/0001-60, vinculado a reitoria do IFSP e situado a Rua Maria Cristina, 50. Jardim Casqueiro. Cubatão/SP, CEP 11533-160, teve como autorização de funcionamento a Portaria Ministerial nº 158 de 12/03/1987.

Campus Cubatão do IFSP

Campus Cubatão

O Campus fica a 40 minutos do Terminal Rodoviário do Jabaquara, a 50 minutos do Aeroporto de Congonhas e 100 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Organização da SEAUT:

A SEAUT será organizada em seis Seções, sendo elas:

  • Mesa Redonda
  • Arduino Day 2021
  • Apresentação de Projetos dos Alunos
  • Palestras
  • Apresentação de Artigos
  • 10º Workshop de Micro-ondas

Na identidade visual, cada hexaedro representa uma Seção da SEAUT enquanto que o hexaedro central, representa a comunidade alcançada pelo evento.

Cada hexaedro perimetral representa uma Seção e o hexaedro central representa os participantes

O evento terá como primícias, proporcionar um diálogo científico e tecnológico com as autoridades de cada assunto com ênfase na coesão de maneira a estreitar o contato Academia – Indústria. Vejamos um pouco de cada Seção:

Iniciemos da Seção Mesa Redonda, que será coordenada pelos professores Drª. Ana Paula Fonseca Dos Santos Nedochetko e Me. Marcelo Saraiva Coelho, será realizada no período matutino dos dois primeiros dias da SEAUT, com o intuito de gerar um debate de qualidade entre importantes profissionais da área, proporcionando a análise de um determinado tema sob diferentes pontos de vista dos especialistas.

O Arduino Day é um evento que celebra mundialmente a criação da plataforma Arduino. Nesta edição será oportunizado um espaço para que a comunidade possa apresentar seus trabalhos e experiências, sejam professores, alunos, profissionais, hobbistas, makers ou mesmo entusiastas novatos, sobre os potenciais desta plataforma de código aberto. Este evento será coordenado pelo Prof. Me. Arnaldo de Carvalho Júnior e será a continuação do nosso tradicional Sabaduino.

Presidida pelo Prof. Me. Humberto Hickel de Carvalho, a Seção Projetos dos Alunos será um espaço destinado a divulgação dos trabalhos de projeto integrador, conclusão de curso, iniciação científica ou mesmo de desenvolvimento independente, fortalecendo assim o contato da comunidade com os resultados obtidos até o momento do evento.

A Seção Palestras, coordenada pelos professores Drª. Flávia Daylane e Me. Walter Augusto Varella, terá como objetivo reunir autoridades do setor industrial para apresentar conteúdos relevantes, para os participantes do encontro, de forma sucinta e coesa através de palestras. Esta modalidade de Seção tem sido a base de todas as edições anteriores da Semana da Automação e tem potencializado o contato entre a academia e a indústria.

A Seção de chamada e apresentação de artigos será coordenada pelos professores Dr. Charles Artur Santos de Oliveira e Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira e receberá trabalhos inéditos da área de automação industrial, no formato de resumo estendido (short paper) de preferencialmente uma página podendo chegar a ter, no máximo, duas páginas. Após aceitos para apresentação oral, pela comissão técnica da SEAUT, os artigos serão publicados em uma edição especial do periódico científico Anais do WMO cujo ISSN é o 2675-4460. Os melhores trabalhos poderão ter seus autores convidados para publicação da versão estendida no Journal of Mechatronics Engineering – JME com ISSN 2595-3230.

O WMO se tornou uma tradição do Laboratório Maxwell e faz parte dos esforços da política de extensão do LabMax como um evento voltado ao treinamento e formação dos participantes, permitindo a este aprofundar seus conhecimentos em temas relacionados a Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado transferindo a sociedade os conhecimentos gerados, na busca de atender plenamente o tríplice coluna Ensino-Pesquisa-Extensão. Nesta Edição o evento será Internacional. Maiores detalhes podem ser encontrados no site: https://wmo.labmax.org.

Edições Anteriores da SEAUT

I SEAUT

Ano de realização: 2018

Participantes estimados: +650

Público: Alunos dos cursos técnico, tecnológico e bacharelado de automação, egressos e convidados, com média de 32.5 participantes/evento.

Sobre o evento:  De 22 a 25 de Outubro de 2018, o Campus Cubatão do IFSP foi sede da histórica 1ª edição da Semana da Automação, contando com 2 chamadas na TV para divulgação do evento, envolveu palestras, visitas técnicas, oficinas e minicursos.

II SEAUT

Ano de realização: 2019

Participantes estimados: +700

Público: Alunos dos cursos técnico, tecnológico e bacharelado de automação, egressos e convidados.

Sobre o evento:  De 21 a 26 de Outubro de 2019, o Campus Cubatão do IFSP foi sede da 2ª edição da Semana da Automação, contando com 3 chamadas na TV para divulgação do evento, envolveu palestras, visitas técnicas, demonstrações, oficinas e minicursos.

III SEAUT

Ano de realização: 2020

Público: Descrição do público da edição.

Sobre o evento:  De 23 a 28 de Novembro de 2020, o Campus Cubatão do IFSP organizou a 3ª edição da Semana da Automação, com XX eventos, de forma 100% online. 

I SVAUT

Ano de realização: 2020

Participantes estimados: 400

Público: Alunos dos cursos técnico, tecnológico e bacharelado de automação, egressos, pesquisadores, professores e comunidade acadêmica da baixada santista.

Sobre o evento:  De 29 de Maio a 26 de Junho de 2020, o Campus Cubatão do IFSP organizou a 1º Semana Virtual da Automação de forma 100% online.