Normas – ISSN 2675-4460

Normas para publicação

ISSN 2675-4460

Apresentação | Atual | Normas para publicação | Expediente | Edições anteriores


 

Para ter o artigo publicado no WMO, o artigo deverá ter sido aceito pela corpo editorial e algum dos autores deverá ter apresentado o trabalho no Workshop de Micro-ondas.

É reservado o direito do Corpo Editorial de recusar os artigos que não estiverem adequados às normas apresentadas a seguir. Os critérios utilizados para a aceitação dos artigos, pelo Corpo Editorial do WMO são lastreados pelo elevado fator de impacto, originalidade, responsabilidade social, fluidez dos textos e alta qualidade das imagens dos artigos apresentados.

Os artigos submetidos ao WMO serão avaliados por dois revisores acadêmicos de maneira anônima, podendo ser eleitos revisores externos ao Corpo Editorial, quando necessário. Para a efetiva aceitação do artigo, o mesmo deverá ter sido aceito, com ou sem solicitação de mudanças a serem atendidas, pelos dois revisores anônimos. Em hipótese alguma, a identidade dos revisores será revelada aos autores.

Ao submeter, os autores transferem total direito de divulgação do artigo ao LabMax, concedendo os direitos autorais e concordam que os trabalhos devem ser inéditos, não devem conter qualquer tipo de ofensa, injuria ou discriminação de qualquer natureza, não podem estar submetidos simultaneamente a outros meios de divulgação pública e o conteúdo dos artigos e submetidos é de responsabilidade de seus autores.

Regras de formatação do artigo

Idioma

O idioma a ser adotado para a redação do artigo devera ser o Inglês-US.

Título Estendido

Fonte Times New Roman em negrito, caixa alta e tamanho 12 com no máximo três linhas.

Identificação dos autores e afiliação

Nomes acadêmico (ex. A. M. De Oliveira) em fonte Times New Roman, em negrito, tamanho 10.

Afiliação (ex. Laboratório Maxwell, IFSP, amanicoba@ifsp.edu.br, Brasil) em fonte Times New Roman, tamanho 10.

Resumo

O resumo do trabalho deve ser escrito utilizando fonte Times New Roman, tamanho 9, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 100 e máximo de 200 toques (correspondentes aproximadamente ao mínimo de duas e máximo de cinco linhas), num só parágrafo.

Palavras chaves

Cinco palavras chaves utilizando fonte Times New Roman, tamanho 9.

Corpo do texto

Coluna dupla, com o título das seções em fonte Times New Roman, tamanho 9, em negrito e caixa alta, e o texto da seção em fonte Times New Roman, tamanho 9 com espaçamento simples e parágrafos com recuo de uma tabulação.

Figuras

Para melhor explanar o assunto, o autor poderá utilizar figuras. As figuras deverão se coloridas, em mapa de bits (bmp, tiff, png) evitando o formato (JPG) quando possível, com mapa de cores de no mínimo 16bits de cores e resolução mínima de 600dpis. A Legenda na parte de baixo da figura (Ex. Figura 1 – Esquema elétrico do filtro PB [2].) com fonte Times New Roaman tamanho 8. Segue um exemplo:

Figure 2 – Antenna Patch Design [3].

Tabelas

Legenda acima da tabela (Ex. TABELA 1 – Dimensões da antena em mm.) com fonte Times New Roaman tamanho 7. Texto da tabela em mesma fonte, mas tamanho 8 com apenas o título da coluna em negrito. As bordas superior e inferior em linha dupla, a borda inferior do título em linha simples. Nota de rodapé abaixo da tabela, fonte tamanho 7 e centralizada. As tabelas deverão ser evocadas, a exemplo do que foi apresentado para a figuras, como Tabela 1 e deverão seguir o estilo segundo a Tabela 1, apresentada na sequência:

Seções

O texto deve ser apresentado nas seguintes seções: Introdução, Desenvolvimento, Resultados e Discussões, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Na Introdução deve-se inserir a contextualização do trabalho de maneira sintetizada, pois o artigo está no formato ultra-short-paper de quatro páginas no máximo.
As figuras deverão ser evocadas no texto no formato Fig. 1 e a legenda deverá ser apresentada abaixo da figura, como ilustra a Fig. 1.
É desejável que na introdução, o autor posicione o leitor no mais clarificado ponto de discussão do assunto abordado pelo trabalho, sobretudo quando comparado com outros trabalhos da literatura especializada.
O autor é encorajado a apresentar nesta Seção a motivação da realização do trabalho, bem como os desafios e dificuldades a serem vencidos, os objetivos, que deverão ser divididos em objetivo geral e específicos, sempre quando possível. Outro aspecto de relevante importância a ser apresentado na Seção Introdução é o estado da arte da área de pesquisa do trabalho e seu potencial de inovação.

Apresentar o desenvolvimento da pesquisa, dando ênfase a reprodutibilidade do trabalho proposto, clarificando os materiais e métodos utilizados, sobretudo dando ao leitor uma agradável e fluida leitura.

Sugere-se que a complexidade do assunto apresentado seja gradual ao longo do texto, ou seja, é fortemente recomendado que no início do artigo, os aspectos mais abrangentes do assuntos sejam apresentados, enquanto os aspectos mais específicos e restritivos, sejam apresentados ao final da leitura.

Apresentar os resultados de maneira comentada, lembrando que o leitor deverá ser conduzido a correta interpretação dos resultados, sempre que for possível, comparados com o estado da arte ou com o estado atual das pesquisas acadêmicas na área do trabalho proposto, dando assim ao trabalho, o lastro comparativo com o que há de mais atual na literatura acadêmica.

Sistema de Citação

O sistema de citação adotado sertá o numeração contínua, por exemplo [1], [2], [3] e [4]. Para esse sistema, evitar aglutinar as referências desta forma [1, 2, 3 e 4]. Nestes casos sugere-se: [1], [2], etc.

Referências

Apresentar as referências numeradas de acordo com a ordem que são citadas no texto em fonte tamanho 8.

[1] J. SHIN, and D.H. SCHAUBERT, “A Parameter Study of Stripline-Fed Vivaldi Notch-Antenna Arrays,” IEEE Trans. Anten. Propag., vol. 47, no. 5, May. 1999.

[2] A. M. DE OLIVEIRA, M. B. PEROTONI, S. T. KOFUJI, and J. F. JUSTO, “A Palm Tree Antipodal Vivaldi Antenna with Exponential Slot Edge for Improved Radiation Pattern” IEEE Anten. Wireles Propag. Lett., vol. 99, Feb. 2015.

[3] T. THOMAS, M. TIMM, and I. MUNTEANU, “A Practical Guide to 3-D Simulation,” IEEE Microw. Magaz., vol. 9, no. 6, pp. 62-75, Dec 2008.

[4] P. FEI, Y.C. JIAO, W. HU, and F.S. ZHANG, “A miniaturized antipodal Vivaldi antenna with improved radiation characteristics,” IEEE Anten. Wirel. Propag. Lett., vol. 10, pp. 127-130, Feb. 2011.

Teste de Similaridade

Todos os trabalhos serão submetidos a avaliação de nível de equivalência com outras obras já publicadas de maneira a mitigar a produção de artigos com nível de similaridade maior que 10%, sendo 5% o nível máximo desejável por este evento.
Para maiores detalhes sobre níveis de similaridade e ações corretivas, acesse o Centro de Informação de Plágio do IEEE no endereço eletrônico: 

https://www.ieee.org/publications/rights/plagiarism/plagiarism.html

Modelos (Templates)

Modelo de artigo para Word Modelo de artigo para Latex

Oficina sobre como preparar o Modelo de artigo WMO em Latex

Oficina de Latex orientada ao preenchimento do modelo de artigo do WMO.

Submissão

O processo de submissão acontece anualmente entre julho e setembro, precedendo a realização do WMO de cada segundo semestre.