LabMax Meeting

Momentos inteligentes, este é o Slogan do novo evento promovido pelo Laboratório Maxwell com o intuito de promover, na forma de extensionismo, a difusão das teorias, práticas e tecnologias desenvolvidas no ambiente acadêmico e científico do LabMax para a sociedade através de um autêntico bate papo com as maiores autoridades da ciência e da tecnologia.

Dia 15 de maio de 2023, às 11h00

Tema:

Desinfecção de Material Hospitalar pelo uso de Radiação de Micro-ondas

Descrição:

Em nosso primeiro evento, teremos a presença do Dr. Alfredo Gomes Neto, que nos falará sobre Desinfecção de Material Hospitalar por Micro-ondas. Atualmente pode-se observar que o uso da radiação de Micro-ondas vem se popularizando cada vez mais, tanto no ambiente doméstico, quanto nos ambientes industriais e nas áreas de saúde. Na medicina, as micro-ondas estão sendo utilizadas desde o tratamento de câncer, como em imagens por tomografias. Outra aplicação relevante da área de saúde é o processo de Desinfecção de Material Hospitalar pelo uso de Radiação de Micro-ondas. Neste evento, o Dr. Alfredo Gomes Neto, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, irá discutir o tema, enfatizando as potencialidades do uso, frente aos desafios de saúde pública pós-pandemia.

Sobre o convidado:

Dr. Alfredo Gomes Neto possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB,1986 ? atualmente Universidade Federal de Campina Grande, UFCG) e pós-graduação (mestrado (UFPB, 1989), doutorado (UFPB, 1994)) em Engenharia Elétrica, na área de micro-ondas, na mesma Universidade. Em 1993 realizou parte do seu doutorado (doutorado sanduíche) no ENSEEIHT, INPT, Toulouse, França, para onde retornou em 2005, realizando o estágio pós-doutorado. Desde 1989 é professor do Instituto Federal da Paraíba, IFPB, onde foi um dos fundadores do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado, GTEMA. Atuou como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN de 2004 até 2010. No IFPB atua no CST em Sistemas de Telecomunicações, no curso de Engenharia Elétrica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É membro da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, SBMO (atual vice-presidente), e do Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE (Senior Member). Atuou até 2008 como colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, na área de avaliação da educação superior. Coordenou em 2000 o Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e em 2012 o MOMAG 2012. De 2009 a 2015 foi Tutor do Grupo PET de Engenharia Elétrica do IFPB, do qual foi o fundador. De 2015 a 2019 atuou como Professor Coorientador de Doutorado no Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal. Participar como coorientador dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG e da UFPE. É revisor de diversos periódicos internacionais e nacionais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos em planares, antenas, propagação, FSS e sensores.

Inscrições:

Para participar, faça sua inscrição clicando aqui.