Atualmente o maior radiotelescópio do mundo está localizado no sudoeste da China, chamado de FAST (Five Hundred Meter Aperture Spherical Telescope) , possui um refletor parabólico de 500 metros de diâmetro, com área equivalente a 30 campos de futebol! Será utilizado basicamente na exploração do espaço, ajudará no mapeamento de estruturas da nossa galáxia, localização de novos pulsares (estrelas superdensas de neutrons que emitem sinais de rádio de forma periódica) em galáxias distantes e detecção de ondas gravitacionais de baixa frequência.
O radiotelescópio está em fase de testes (foi inaugurado em setembro). Após a finalização dos testes, entrará em operação e apesar de ser um equipamento chinês, estará aberto a utilização internacional, através de propostas de pesquisas.
Foto: AFP, O Globo e VEJA.
Na foto é possível ver o tamanho do radiotelescópio, o mais interessante é que a maior parte, é apenas o refletor, que direciona os sinais de rádio a antena. Ela é o pequeno equipamento esférico, suspenso por cabos de aço, presos as torres.
Fonte: Nasa
Sobre o Autor