Arquivo mensal 16 de março de 2018

porDr. Arnaldo De Carvalho Júnior

REVISTA ACADÊMICA DO CAMPUS CUBATÃO RECEBE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO

REVISTA ACADÊMICA DO CÂMPUS CUBATÃO RECEBE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO

Revista QUALIF recebe artigos para sua segunda edição

Lançada no segundo semestre de 2017, a revista QUALIF – Ensino de Ciências e Tecnologias – é uma publicação do Câmpus Cubatão voltada para a transdisciplinaridade, recebendo produções acadêmicas provenientes dos grupos de pesquisa, dos eventos científicos e outras iniciativas de pesquisadores das áreas tecnológicas do Câmpus e de outras instituições de pesquisa. A revista pode ser acessada no link www.qualif.com.br .

A QUALIF está recebendo, até o dia 31 de maio, colaborações de textos acadêmicos (artigos, ensaios, etc) para publicação na 2ª edição, prevista para ser lançada em 31 de junho. As normas para submissão podem ser conferidas no link http://www.qualif.com.br/normas.pdf . A temática está voltada para o tripé ensino, pesquisa e extensão: “Inovando, Diversificando e (Re)Construindo”, e aceita contribuições de todas as áreas do conhecimento.

O texto deve ser enviado para os editores, no endereço editor@qualif.com.br. O Conselho Editorial se reserva ao direito de recusar os trabalhos que não atendam rigorosamente às normas. Os critérios norteadores para aceitação dos trabalhos pelo Conselho da Revista QUALIF são, fundamentalmente, a relevância científica, a originalidade e a clareza dos textos apresentados.

porDr. Antonio Mendes de Oliveira Neto

Brasil é eleito oficialmente o mais novo membro do grupo de elite da matemática mundial

A revista Galileu compartilhou a mais nova conquista para a educação e ciência brasileira. O artigo publicado em formato online, com link disponível no final deste, relata que a União Matemática Internacional (IMU- International Mathematical Union), a qual o Brasil faz parte desde 1951, aprovou a entrada do país no Grupo 5, equiparando-o a países tais como: Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia como aborda a matéria. Com esta nova inserção no grupo, o Brasil tem a oportunidade de dialogar de forma direta com as potências mundial no que se diz respeito a matemática.

Começamos a trabalhar nisso em junho de 2017, enviando uma candidatura que expõe por que merecemos entrar no grupo.

Marcelo Viana (Diretor Geral do IMPA em entrevista a Galileu)

Mediante tal conquista e considerando que este ano faz parte do Biênio da Matemática, será realizado em agosto de 2018 o Congresso Internacional de Matemáticos na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, o que proporcionará a oportunidade de estreitar o diálogo com potências mundiais no assunto. Estas e outras inúmeras iniciativas fazem parte de um propósito para a disseminação da disciplina.

É dito no artigo que o documento emitido pela IMU destaca o potencial das pesquisas nacionais além do nível elevado que os cursos de pós-graduação que vêm gerando cada vez mais participações relevantes em livros da área. Aborda também os trabalhos em conjunto com a mídia para a criação de incentivos que promovam a popularização da matemática em todas as esferas de ensino brasileiro.

…um exemplo é o incentivo que damos para a participação das mulheres nas pesquisas matemáticas, a ciência brasileira tem um problema grande de gênero, mas felizmente tivemos uma melhora nesse sentido. Além disso, hoje se produz dez vezes mais pesquisa do que produzíamos na década de 1980.

Paulo Piccione (Presidente da SBM)

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/01/brasil-vira-membro-oficial-do-grupo-de-elite-da-matematica-mundial.html