Conheça as ações que o LabMax-IFSP está realizando para auxiliar no combate ao COVID-19.
No dia 1 de Abril de 2020, o professor Titular da Escola Politécnica da USP, Ph.D. pelo MIT-USA e co-fundador do LabMax-IFSP, o Ph.D. João Francisco Justo Filho, após o término da etapa de revisão de um artigo para um periódico internacional, que trata da detecção de câncer cerebral infantil por Imagens de Micro-ondas de Campo Próximo, do inglês, Near-Field Microwave Imaging – NMI, decide iniciar uma pesquisa no LabMax-IFSP com o intuito de usar o legado da NMI, que já vem sendo desenvolvida a anos pelo grupo, para a detecção do quadro de pneumonia aguda por COVID-19 com intuito de agilizar o processo de triagem de pacientes, através do uso de um equipamento barato, portátil e de fácil produção.
O projeto de Diagnóstico de Pneumonia Aguda por COVID-19, liderado pelo Ph.D. Joao Francisco Justo, conta com os professores pesquisadores do LabMax-IFSP: Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, Dr. Antonio Mendes de Oliveira, Dr. Breno Teixeira dos Santos, Dr. Arnaldo de Carvalho e a Dra. N. Nurhayati, colaboradora internacional do LabMax-IFSP da Universidade de Negeri Surabaya na Indonésia.
O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
No dia 24 de março de 2020, o Dr. Breno Teixeira dos Santos, Professor EBTT do IFSP, Diretor Geral do Campus Suzano e Pesquisador do Laboratório Maxwell, teve a iniciativa de criar o Grupo no Whatsapp intitulado “Faceshield IFSP”. Neste grupo realizou uma rede de contatos onde convidou professores do IFSP, incluindo os professores do IFSP, Antonio Mendes de Oliveira Neto (Campus Suzano) e Alexandre Maniçoba de Oliveira (Campus Cubatão), ambos também pesquisadores do LabMax-IFSP, para auxiliar na otimização do projetos 3D para impressão.
Estes esforços de otimização foram necessários inicialmente para estudar a quantidade de material a ser utilizado por cada diferente tipo de projeto, suas características de usabilidade e resistência a solicitações físicas, bem como entender o tempo de impressão necessário, para cada parte dos diversos projetos estudados. Em alguns casos, pequenos ajustes foram feitos para garantir maior eficiência dos trabalhos posteriores.
Além dos FaceShield, o Dr. Breno solicitou o estudo de viabilidade técnica de alguns projetos de máscara de proteção, o que levou a análise de dois projetos pelo LabMax-IFSP.
Caso você queira participar deste projeto, entre em contato conosco.
RESOLUÇÃO – RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020
No dia 26 de março de 2020, o Pró-Reitor de Pesquisa do IFCE, Dr.
José Wally Mendonça Menezes entrou em contato com o Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira e convidou a equipe de pesquisadores do Laboratório Maxwell a integrar o Projeto VentMeCovid19, que congrega Pesquisadores do IFCE, dos Programas de Pós-Graduação do IFCE, Médicos, Fisioterapeutas e empresas do setor privado e tem por missão desenvolver em tempo hábil, um novo, prático e eficiente Respirador Mecânico, para atender as demandas por este equipamento, pelo Governo Federal do Brasil. Após diversas videoconferências, o LabMax-IFSP iniciou sua contribuição para o Projeto VentMeCovid19, sob a liderança do professor do IFSP, Antonio Luiz Marques Júnior, com o desenvolvimento do respirador magneto-mecânico classe Takaoka. A equipe do professor Antonio Marques é formada pelos professores do IFSP: Dr. Breno Teixeira dos Santos, Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, Dr. Charles Artur de Oliveira e Dr. Antonio Mendes de Oliveira.
Sexta-feira, dia 10 de abril, de 2020, após diversas reuniões, os doutores Juan Mejia do CityCor Research do Ceará e Ingrid Correia da Unichristus, deliberaram que havia a necessidade de dotar o equipamento de válvulas de seguranças, com isso o doutor Antonio Marques atualizou o projeto com duas pequenas válvulas de segurança, como pode ser visto no vídeo seguinte.
Tudo isso fazemos por que:
Você é a parte mais importante do LabMax-IFSP