COVID-19

Conheça as ações que o LabMax-IFSP está realizando para auxiliar no combate ao COVID-19.

  • Campanha de divulgação;
  • Máscaras de proteção com impressora 3D;
  • Sistema de Respirador Mecânico;
  • Sistema de Detecção de Pneumonia Aguda por COVID-19 por Near-Field Microwave Imaging Radar.

Sistema de Detecção de Pneumonia Aguda por COVID-19 por Near-Field Microwave Imaging Radar

Ph.D. João Francisco Justo da EPUSP e LabMax-IFSP

No dia 1 de Abril de 2020, o professor Titular da Escola Politécnica da USP, Ph.D. pelo MIT-USA e co-fundador do LabMax-IFSP, o Ph.D. João Francisco Justo Filho, após o término da etapa de revisão de um artigo para um periódico internacional, que trata da detecção de câncer cerebral infantil por Imagens de Micro-ondas de Campo Próximo, do inglês, Near-Field Microwave Imaging – NMI, decide iniciar uma pesquisa no LabMax-IFSP com o intuito de usar o legado da NMI, que já vem sendo desenvolvida a anos pelo grupo, para a detecção do quadro de pneumonia aguda por COVID-19 com intuito de agilizar o processo de triagem de pacientes, através do uso de um equipamento barato, portátil e de fácil produção.

O projeto de Diagnóstico de Pneumonia Aguda por COVID-19, liderado pelo Ph.D. Joao Francisco Justo, conta com os professores pesquisadores do LabMax-IFSP: Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, Dr. Antonio Mendes de Oliveira, Dr. Breno Teixeira dos Santos, Dr. Arnaldo de Carvalho e a Dra. N. Nurhayati, colaboradora internacional do LabMax-IFSP da Universidade de Negeri Surabaya na Indonésia.

Pitch do Projeto

Campanha de Divulgação

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

Fonte: Ministério da Saúde

O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:

Fonte: Ministério da Saúde

Máscara de Proteção com Impressora 3D

Dr. Breno testanto o FaceShield IFSP

No dia 24 de março de 2020, o Dr. Breno Teixeira dos Santos, Professor EBTT do IFSP, Diretor Geral do Campus Suzano e Pesquisador do Laboratório Maxwell, teve a iniciativa de criar o Grupo no Whatsapp intitulado “Faceshield IFSP”. Neste grupo realizou uma rede de contatos onde convidou professores do IFSP, incluindo os professores do IFSP, Antonio Mendes de Oliveira Neto (Campus Suzano) e Alexandre Maniçoba de Oliveira (Campus Cubatão), ambos também pesquisadores do LabMax-IFSP, para auxiliar na otimização do projetos 3D para impressão.

Repetir Host V2.1.6 com suporte otimizado pelo Dr. Antonio Mendes

Estes esforços de otimização foram necessários inicialmente para estudar a quantidade de material a ser utilizado por cada diferente tipo de projeto, suas características de usabilidade e resistência a solicitações físicas, bem como entender o tempo de impressão necessário, para cada parte dos diversos projetos estudados. Em alguns casos, pequenos ajustes foram feitos para garantir maior eficiência dos trabalhos posteriores.

Mascara impressa durante 11 horas na impressora Prusa Mendel I2 do LabMax-IFSP pelo Dr. Alexandre Maniçoba para estudo de viabilidade técnica.

Além dos FaceShield, o Dr. Breno solicitou o estudo de viabilidade técnica de alguns projetos de máscara de proteção, o que levou a análise de dois projetos pelo LabMax-IFSP.

Caso você queira participar deste projeto, entre em contato conosco.

RESOLUÇÃO – RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Sistema de Respirador Mecânico

Repirador Magneto-Mecânico classe Takaoka projetado pelo Dr. Antonio Marques do LabMax-IFSP.

No dia 26 de março de 2020, o Pró-Reitor de Pesquisa do IFCE, Dr.
José Wally Mendonça Menezes entrou em contato com o Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira e convidou a equipe de pesquisadores do Laboratório Maxwell a integrar o Projeto VentMeCovid19, que congrega Pesquisadores do IFCE, dos Programas de Pós-Graduação do IFCE, Médicos, Fisioterapeutas e empresas do setor privado e tem por missão desenvolver em tempo hábil, um novo, prático e eficiente Respirador Mecânico, para atender as demandas por este equipamento, pelo Governo Federal do Brasil. Após diversas videoconferências, o LabMax-IFSP iniciou sua contribuição para o Projeto VentMeCovid19, sob a liderança do professor do IFSP, Antonio Luiz Marques Júnior, com o desenvolvimento do respirador magneto-mecânico classe Takaoka. A equipe do professor Antonio Marques é formada pelos professores do IFSP: Dr. Breno Teixeira dos Santos, Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, Dr. Charles Artur de Oliveira e Dr. Antonio Mendes de Oliveira.

Animação do Projeto do Respirador LabMax-IFSP Magneto-mecânico Classe Takaoka do Dr. Antonio Luiz Marques Júnior.
Momento da videoconferência sobre os desdobramentos do projeto com pesquisadores do LabMax-IFSP.

Sexta-feira, dia 10 de abril, de 2020, após diversas reuniões, os doutores Juan Mejia do CityCor Research do Ceará e Ingrid Correia da Unichristus, deliberaram que havia a necessidade de dotar o equipamento de válvulas de seguranças, com isso o doutor Antonio Marques atualizou o projeto com duas pequenas válvulas de segurança, como pode ser visto no vídeo seguinte.

Ventilador Magneto-Mecânico desenvolvido pelo LabMax-IFSP em parceria com a PRPI do IFCE, CityCor Research e Unichristus.

Tudo isso fazemos por que:

Você é a parte mais importante do LabMax-IFSP

Deixe uma resposta