IMG_2895b

“the roots of education are bitter, but the fruit is sweet” Aristotle


Professor Pesquisador

Formado em Informática Industrial pelo IFSP Campus Cubatão em 1998, Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Santos – Unisantos em 2009, atuou inicialmente como engenheiro de projetos elétricos e cabeamento estruturado e como engenheiro de obras. Deu sequência na formação acadêmica concluindo seu mestrado em ciências da engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (2012) onde também foi aluno do programa de pós-graduação da Engenharia Elétrica (PPGEE) na formação de doutor em ciências da engenharia elétrica sub orientação do professor João Francisco Justo Filho, Ph.D. em física nuclear pelo MIT.

O professor Alexandre Maniçoba vem construindo sua história na docência e pesquisa, desde 2010, nas mais conceituadas instituições de ensino superior (IES) da baixada santista, sempre primando pelo respeito e reconhecimento ao aluno, ministrando aulas com conteúdo atualizado, diferenciado e premiado1. Como pesquisador, seu trabalho e publicações vêm sendo reconhecidos pela comunidade acadêmica nacional e internacional, com ranque 8 de reputação acadêmica no ResearchGate, nas áreas de Educação em Engenharia, Micro-ondas e Radar. Para melhor apresentar o potencial a docência e pesquisa, segue um breve relato dos feitos acadêmicos nos últimos cinco anos.

Histórico e Carreira

Como professor, lecionou desde 2010 para IES da região da baixada santista, para cursos de engenharia, mas não exclusivamente, tendo também experiência na docência de cursos como Ciências da Computação e suas derivações: Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnológico em Automação Industrial. Na sequência segue a relação de Instituições e disciplinas já lecionadas nos últimos anos, começando em 2010, momento em que recebe o convite para lecionar na Unisantos, no Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte e Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS.

Disciplinas Lecionadas em 2010

Organização de Computadores

Arquitetura de Computadores

C. da Computação Unisantos
Arq. Organização de Comput. Sup. Tecnol. Redes Unisantos
Int. Org. Arq. Computadores Sistemas Informação Unisantos
Princípios Tec. Comunicação I

Circuitos Lógicos II

Microproces. Microcontroladores

Eng. Elétrica Unisantos
Int. Homem Computador I e II

Materiais Elétricos

Eletrônica Digital e VLSI II

Sistemas Computacionais II

Eng. Computação Unisantos
Eletrotécnica Básica Sup. Man. Industrial Unimonte
Inteligência Artificial Sistemas Informação FALS

Ainda em 2010 lecionando para os cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação, disciplinas na área de Arquitetura de Computadores na Unisantos, surge neste momento os primeiros esforços a pesquisa na área de educação em engenharia, considerado como o primeiro passo a motivar o ingresso como aluno especial no PPGEE da Poli-USP. Em 2011 há o ingresso como professor sub. no IFSP campus Cubatão para disciplinas laboratoriais para cursos técnicos. Neste mesmo ano obteve-se interessantes resultados das pesquisas de educação em engenharia na USP. Iniciam-se os estudos na área de microeletrônica e micro-ondas.

Disciplinas Lecionadas em 2011

Organização de Computadores

Arquitetura de Computadores

C. da Computação Unisantos
Arq. Organização de Comput. Sup. Tecnol. Redes Unisantos
Int. Org. Arq. Computadores

Int. Circ. E Sist. Digitais

Sistemas Informação Unisantos
Acionamento Máq. Elétricas I e II

Eletromagnetismo

Circuitos Digitais

Eng. Elétrica Unisantos
Instalações Elétricas II Eng. Computação Unisantos
Computação II Química Tecnológica Unisantos
Eletrotécnica Básica

Metrologia Med. Elétricas

Técnicas de Preditiva

Sup. Man. Industrial Unimonte
Matemática Computacional Sup. Análise Sistemas Unimonte
Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Eletrônica Industrial

CTE 371 IFSP
Laboratório de Automação

Controlador Lógico Programável

CTA 471 IFSP

Em 2012 lecionado para os cursos de Ciências da Computação e afins, bem como para Engenharias. Consolidam-se os trabalhos de pesquisa em Micro-ondas e Radar, ao longo destes últimos dois anos, 2011 e 2012, em vários artigos publicados em revistas e anais de congressos.

lmeLaboratório de Microeletrônica

Devidamente paramentado, professor Alexandre Maniçoba dentro das dependências de sala limpa do Laboratório de Microeletrônica – LME, onde desenvolveu seus trabalhos de mestrado e atualmente conclui seu doutorado. No Laboratório de Microeletrônica, a pesquisa do sistema transmissor de radar com tecnologia timed-array foi a principal linha de desenvolvimento do mestrado.

Disciplinas Lecionadas em 2012

Organização de Computadores

Arquitetura de Computadores

C. da Computação Unisantos
Arq. Organização de Comput. Sup. Tecnol. Redes Unisantos
Int. Circuitos Sist. Digitais

Int. Org. Arq. Computadores

Sistemas Informação Unisantos
Recursos Renov. e não-renováveis Eng. Ambiental Unisantos
Trab. Conclusão Curso II Eng. Computação Unisantos
Circuitos Elétricos I Eng. Produção Unisantos
Circuitos Elétricos II Eng. Elétrica Unisantos
Computação I e II Química Tecnológica Unisantos
Algoritmos e Téc. De Programação Eng. Ambiental

Eng. Petróleo

Unimonte
CLPs, Desenho Sistemas Elétricos, Eletrônica Aplicada, Acionamentos Elétricos, Instalações Elétricas, Instrumentação e Anal. Des. Equip. Sup. Man. Industrial Unimonte
Eletrotécnica Eng. Ambiental Unimonte

Ainda em 2012, obtém-se em novembro o título de Mestre em Ciências da Engenharia Elétrica, pela Poli-USP. Em 2013 ingressa novamente como professor substituto no IFSP Campus Cubatão e inicia o doutoramento, ainda sob orientação do professor João Justo, Ph.D., com foco no desenvolvimento de uma nova antena de radar. Os resultados das pesquisas do doutoramento culminaram em um artigo inédito em um periódico internacional Qualis A1, o IEEE Antennas Wireless and Propagation Letters. Hoje,alguns meses depois, este artigo já figura hoje entre os mais acessados deste periódico possuindo três citações em artigos de periódicos indexados.

Disciplinas Lecionadas em 2013

Instrumentação e Controle de Proc Eng. Petróleo Unimonte
Projeto Aplicado Simulação Proc Eng. Produção Unimonte
Desenho Técnico Eletrônico

Controladores Lógico Programáveis

Sup. Man. Industrial Unimonte
Gestão de Projetos Sup. Logística Unimonte
Sistemas Informatizados Sup. Comércio Ext. Unimonte
Algoritmo Técnicas de Programação Eng. Civil Unimonte
Projeto Integrador 2 e 3

Controladores Lógico Programável

Eletricidade Aplicada 2

Autom. Industrial IFSP
Algoritmos e Programação

Instalações Elétricas

Eng. Civil FPG

 

homenagemHomenagem da Unimonte

Com centenas de curtidas e dezenas de compartilhamentos destaca-se a postagem que a Unimonte realizou em sua fanpage no site mundial de relacionamentos, Facebook, dando destaque ao importante marco da pesquisa de micro-ondas e radar ao se alcançar a publicação de seu mais proeminente artigo em periódico de destaque acadêmico internacional e chancelado pela WebQualis da CAPES como periódico Qualis A1 em Engenharias IV.

Neste momento há ingresso no quadro de professores da Faculdade Praia Grande – FPG e em 2014 o ingresso na Escola Superior de Marketing e Comunicação – ESAMC, para lecionar nos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.

 

esamcESAMC – Engenharia Elétrica

Momento de descontração durante o intervalo entre a apresentação dos projetos da disciplina de Eletrônica Digital para o curso de Engenharia Elétrica.

Em virtude da alta taxa de evasão nos cursos de engenharia, podendo-se destacar 92% na engenharia civil2, o professor Alexandre Maniçoba publica os resultados da pesquisa em educação em engenharia, que desenvolveu na Unimonte nos últimos anos, com intuito de motivar os alunos, engajando-os na resolução de problemas reais da engenharia, ao longo dos estudos da disciplina de Algoritmos e Técnicas de programação sob a consagrada prática de ensino Problem Based Learning (PBL), muito comum em ambientes acadêmicos de reconhecida excelência como USP, MIT e Harvard, a metodologia PBL trouxe ânimo revigorado aos alunos, que desde o primeiro contato, adentram a corporativa categoria da engenharia, portando-se como engenheiros a busca por soluções. Tal método promoveu nos anos 2012, 2013 e 2014 a retenção do alunado, bem como um aumento de 10% nas médias finais dos alunos em contraste aos homônimos que frequentaram as classes da mesma disciplina ministrada da forma clássica, orientada a programação generalista.

unigaleraUnimonte – Engenharia Produção

Selfie com os alunos do curso de engenharia de produção durante a recepção no condomínio Ecovila em visita técnica para estudo dos aero geradores.

A prática de ensino pautada em PBL suscitou diversos resultados, alguns deles traduzidos em depoimentos, podendo-se destacar o da coordenadora, na ocasião:


…a aplicação da PBL tem sido prova desta afirmativa, trazida pelas mãos pacientes do professor Maniçoba, o qual, mais do que a maestria na técnica, tem a habilidade pedagógica para conduzir alunos, com as mais diversas dificuldades de aprendizado, para o universo do raciocínio lógico, contribuindo de forma excepcional para a formação de Engenheiros Solucionadores de Problemas, o que o mundo atual  necessita com urgência…

Drª Liana Rita Marques dos Santos – Coordenadora do Curso de engenharia de Produção 2014


e o depoimento de quem passou pela prática pedagógica como aluno:

 


“O fato de poder resolver um problema com os meus próprios esforços e não de uma forma preconcebida não apenas me motivou a querer apresentar algo mais excelente como também me fez sentir mais responsável pelo meu próprio aprendizado e um pouco mais próximo da minha futura profissão como engenheiro. Quando o professor trabalha como um facilitador, orientando o aluno a buscar maneiras de resolver a questão proposta, o ensino se torna um diferencial e o aprendizado muito mais motivador e estimulante”

Jean Pierre Bezerra Neves – Aluno da turma EPR3AN-VMA em 2014


A metodologia aplicada pelo professor Alexandre Maniçoba recebeu a menção honrosa como sendo uma prática para uma educação inovadora durante a cerimônia do II Prêmio Professor Padre Geraldo Magela Teixeira, promovido pelo Grupo Anima de Educação, em 2014.

Disciplinas Lecionadas em 2014

Sistemas Informatizados Sup. Comércio Ext. Unimonte
Algoritmos e Tec Programação Eng. Produção Unimonte
Gestão de Projetos

Projeto Integrador V

Administração Unimonte
Redes de Computadores Eng. Computação ESAMC
Eletrônica Digital II

Desenho Assist. Computador

Administração Industrial

Instalações Elétricas Industriais

Metodologia do Trabalho Científico

Acionamentos Industriais II

Projeto Integrador 2 e 3

Sup. Autom. Industrial IFSP
Eleticidade I e II C. Técnico Automação IFSP
Instalações Elétricas Eng. Civil

Eng. Produção

FPG
Redes de Computadores Sistemas Informação FALS

O reconhecimento leva-nos a busca da melhoria constante, o que se reflete em sala de aula e na formação dos alunos como um todo.

magelaMenção Honrosa Padre Magela

Certificado que o professor Alexandre Maniçoba recebeu a menção honrosa com o tema  “Algoritmos e técnicas de programação com uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas para cursos de engenharia” durante cerimônia do II Prêmio professor Padre Magela instituído e promovido pelo Grupo Anima de Educação.

Finalmente, em 2015 o professor Alexandre Maniçoba ingressa no quadro de professores da Universidade Paulista – Unip, para lecionar as disciplinas Microprocessadores e Microcontroladores e Circuitos Elétricos no curso de Engenharia Elétrica e orientar projetos de iniciação científica. Ao final de 2015, desliga-se das cinco IES privadas e finalmente toma posse do cargo de Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do MEC alocado no IFSP Campus Suzano no regime de dedicação exclusiva.

Disciplinas Lecionadas em 2015

Microproc. e Microcontroladores

Circuitos Elétricos

Circuitos Elétricos Aplicados

Eng. Elétrica Unip
Algoritmo e Téc. Programação

Introdução a Engenharia

Eng. Mecânica

Eng. Produção

Eng. Ambiental

Unimonte
Eletromagnetismo I

Eletrônica Digital

Eng. Elétrica ESAMC
Instalações Elétricas Eng. Civil/Produção FPG

 

Na Mídia, para Compartilhar o Conhecimento

Uma das maiores vocações do professor pesquisador é o ato de compartilhar com a comunidade o fruto de seus esforços na forma de conhecimento atualizado, que a academia pode proporcionar. Desta forma busca-se dentre muitos valores, o fortalecimento da relação academia – sociedade estreitando distâncias, convidando-os a adentrar neste fascinante mundo da ciência e da profissionalização. Eis uma maneira de contribuir para o terceiro pilar vocacional de toda IES, a extensão.

record1Em reportagem para a Rede Record, foi dada a orientação sobre as cautelas necessárias para ao se trabalhar com eletricidade.

Na ocasião, a reportagem foi ao ar, ao vivo, no programa SP Record em virtude da necessidade de se esclarecer os possíveis motivos de um acidente que acometera um jovem operário da região. Este tipo de orientação é uma forma de, com simples palavras, tornar a população informada e salvaguardada para que possa mitigar os riscos de acidentes.

bolsoNo quadro cuidando do bolso, do programa Balanço Geral da Record, falei sobre como diminuir o consumo elétrico residencial, diminuindo assim o valor da conta no fim do mês. Informações simples, porém importantes foram dadas a população sobre como racionar o uso da energia elétrica de forma a mitigar os impactos dos consecutivos aumentos nas tarifas das concessionárias de força e luz. Algumas destas dicas são: Substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas led (Light Emitting Diode), esta mudança em uma casa popular, pode representar uma economia de até 90% nos gastos com iluminação, o que pode ser entendido como uma economia efetiva de R$ 27,00/ano por ponto de luz. ASSISTA AQUI.

20160518_132947-1[1]

Entrevista ao programa Papo de Gente Grande da Rádio Web do Instituto Federal onde eu e o Dr. Regis falamos ao Dr. Fabio e aos ouvintes os segredos das microondas, sobretudo sanando dúvidas quanto aos riscos inerentes ao uso aplicadas ao cozimento de alimentos, comunicações e aplicações industriais e médicas.

ASSISTA AQUI                                     OUÇA AQUI

Sem deixar de mencionar a recente matéria publicada no portal da Unimonte em que cita a publicação em periódico internacional Qualis A1. Segue a matéria na íntegra:

Professor da Unimonte tem artigo publicado em periódico britânico.

06/05/2015

Professor dos cursos de Engenharia Unimonte e doutorando da USP teve seu trabalho publicado em um dos maiores veículos do segmento.

ANTENAAlexandre Maniçoba, professor dos cursos de Engenharia da Unimonte, e doutorando em Engenharia Elétrica pela USP, deu um grande passo no campo das pesquisas brasileiras sobre engenharia, publicando o artigo “A Palm Tree Antipodal Vivaldi Antenna with Exponential Slot Edge for Improved Radiation Pattern” (Palmeira – Uma antena Antipódica Vivaldi com Entalhes Laterais de Abertura Exponencial para melhoramento do padrão de radiação), no IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters, um dos mais importantes periódicos internacionais do mundo na área de antenas e micro-ondas e é reconhecido pela Capes do MEC com o Qualis A1, maior chancela de reconhecimento acadêmico do Brasil. Este tipo de antena é usado para fins militares de radar, na medicina para detecção de tumores e na área espacial em radiotelescópios e satélites. É uma das mais importantes antenas do mundo. Surgida na década de 70, é fonte de estudo de toda a comunidade internacional de micro-ondas e antenas desde então. A pesquisa de doutorado culminou no desenvolvimento de uma avançada atualização desta antena que dobra sua capacidade, implicando em uma série de melhorias que serão proporcionadas em todas as áreas de pesquisas que a utilizam. Esse feito é motivo de orgulho não só para a instituição, mas para todos os docentes e profissionais da área, visto que pouquíssimos pesquisadores da América Latina conseguiram publicar neste veículo. O professor Alexandre Maniçoba recebeu diversos elogios por seu feito, incluindo cumprimentos da vice-reitoria da Unimonte, colegas da área e da Presidenta da República.

Fonte: Marcorp Unimonte.

Com artigos de opinião, para a mídia especializada em obras de engenharia e arquitetura do jornal Construindo da AEAPG, orienta os colegas de classe a respeito de fatos relevantes e atuais:

Artigo de opinião sobre o novo sistema de bandeiras tarifárias.

25/11/2015

JORNAL

No rádio, também faz suas passagens com entrevistas sobre assuntos relevantes a sociedade cujos temas podem esclarecer, de maneira simples, os fatos da engenharia que influenciam a vida da população…

 Entrevista sobre o novo sistema de bandeiras tarifárias.

01/06/2015

CBN

OUÇA AQUI.

O foco do prof. Alexandre Maniçoba está voltado para a docência e a pesquisa, fato esse que o leva a recusar inúmeros convites para assumir cargos administrativos nas IES que lecionou, visando assim direcionar unicamente a carreira docente integral:

O reconhecimento dos pares acadêmicos é apresentado na forma de contatos para referência e alguns depoimentos sobre o professor.

Ao longo da última meia década, o professor Alexandre Maniçoba teve a honra do convívio de notáveis acadêmicos, que lhe foram gigantes ao qual pode se apoiar nos ombros para ver além. Segue a relação de contatos acadêmicos para possíveis referências sobre seu trabalho:

Pares acadêmicos para referência

Acadêmico Posição Instituição Contato
Ph.D. João Justo Prof. Assoc. Poli-USP (11) 3091 0727
Me. Amauri Carvalho Prof. EBTT IFSP – Cubatão (13) 4009 5100
Dr. Robson Nunes Diretor IFSP – Cubatão (13) 4009 5100
Dr. Charles Oliveira Coord. Industria IFSP – Cubatão (13) 4009 5100
Dr. Fábio Pestana Prof. Titular Unimonte (13) 3228 2149

 

Segue alguns depoimentos de seus pares acadêmicos:

CHARLESseu trabalho foi perfeito, não somente eu, mas, todos de Cubatão (IFSP) achamos isso… Como coordenador do SAI/CTA só tenho que afirmar que tudo que lhe foi proposto, sua resposta foi sempre pronta e eficiente !!! Como pesquisador suas publicações falam por si só !!! Como professor todos os seus alunos o respeitavam… Pelas suas qualidades acadêmico/didáticas

Dr. Charles Oliveira,

Coord. IFSP – Campus Cubatão

 

JUSTOconheço o Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira desde 2011, quando ele ingressou no programa de pós-graduação em engenharia elétrica da Escola Politécnica da USP. Durante esse período, ele atuou ativamente no meu grupo de pesquisa, tendo sido meu orientado de mestrado e doutorado, este último concluído em 2015. O Dr. Alexandre tem um grande potencial para desenvolver atividades avançadas, tendo iniciativa, criatividade e dedicação, um conjunto de elementos fundamentais para o sucesso dentro de um ambiente acadêmico competitivo. A sua tese de doutorado reflete esse conjunto de elementos, o que levou a um trabalho do mais alto nível, com resultados científicos de grande impacto internacional. Adicionalmente, o Dr. Alexandre tem dado atenção às atividades didáticas, tanto em desenvolver novas técnicas de ensino, como em desenvolver pesquisas na área pedagógica. Desta forma, recomendo entusiasticamente o Dr. Alexandre para qualquer atividade docente dentro de sua instituição

Ph.D. João F. Justo F.

Professor Associado III – PSI – Poli – USP

FABIOna qualidade de colega de trabalho, eu, Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos, Professor Titular no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), localizado na cidade de Santos, Estado de São Paulo; apresento por meio desta o Prof. Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira, docente na mencionada Instituição de Ensino Superior, alocado nos cursos de engenharia, o qual desempenhou todas as suas atividades de maneira eficiente, demonstrando imensa competência profissional, bem como facilidade no aprendizado de novas metodologias didáticas e na transmissão dos seus conhecimentos aos educandos. O dito professor sempre demonstrou grande cordialidade para com seus colegas e alunos, sempre agindo de forma ética. Nada constando, durante sua passagem pela Unimonte, que o desabonasse.  Portanto, venho por meio desta reafirmar o entendimento de que são qualidades suas: competência, honestidade, capacidade e idoneidade, pelo que entendo ser obrigação recomendá-lo como ótima nova contratação de vossa instituição de ensino, na qual certamente terá muito a acrescentar. Sem mais, coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos

Dr. Fábio Pestana Ramos

Professor Titular – Unimonte

 

Membro das seguintes sociedades

Em busca de estreitar o contato entre seus pares, o Dr. Alexandre Maniçoba é membro ativo das seguintes sociedades:

SBMO

ABENGE

AEA

IEEEAPS

Eis parte da carreira que o Dr. Alexandre Maniçoba escolheu, por amor, e vem dedicando todos seus esforços para que o tripé Educação-Pesquisa-Extensão seja cada vez mais alcançado nas IES onde tem a honra de lecionar.

 

Share
%d blogueiros gostam disto: