XIV WMO supera edições anteriores e caminha a passos largos rumo à internacionalização

porDr. Arnaldo De Carvalho Júnior

XIV WMO supera edições anteriores e caminha a passos largos rumo à internacionalização

Publicado em: 31/10/2023

Link: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/17-ultimas-noticias/3419-xiv-wmo-supera-edicoes-anteriores-e-caminha-a-passos-largos-rumo-a-internacionalizacao

14º edição do Workshop de Micro-ondas (SBMO/WMO’23) foi organizada pelos pesquisadores e discentes do Laboratório James Clerk Maxwell de Micro- ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LabMax.org) com o apoio científico e co- promoção da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e apoio científico da IEEE APS Chapter Northeast Brazil Section. Além disso o evento contou com a parceria dos demais professores dos cursos da área da indústria, das diretorias de pesquisas e extensão, além da direção geral do IFSP Campus Cubatão, fazendo parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023.

Esta edição superou todas as anteriores em diversos indicadores. Foram 4 dias de evento, sendo 3 no IFSP Campus Cubatão e 1 no Campus Suzano. Nesse período foram realizadas 54 atividades, entre oficinas/mini-cursos, palestras, apresentação de artigos e mesa redonda.

Os eventos contaram com uma média de público de 25 participantes, chegando em alguns momentos a ultrapassar a capacidade de 40 lugares do ambiente. Como se não bastassem esses resultados, nesta edição foram 42 artigos aprovados para publicação, 68% a mais que no ano anterior e sendo 90% deles escritos em inglês. O elevado nível dos artigos pôde ser constatado de imediato, já que 5 deles selecionados para publicação estendida no Journal of Mechatronics Engineering (JME ISSN 2595-3230) e outros 5 na Exatas Online (ISSN 2178-0471 Qualis B1). A quantidade de artigos aprovados foi tanta que o 14º WMO inaugurou nesta edição a apresentação de artigos na forma de posters (20 ao todo).

Não por acaso o XIV WMO contou com a visita ilustre do Dr. Auzuir Ripardo de Alexandria, pesquisador sênior do LabMax, editor chefe da revista JME e professor do IFCE campus Fortaleza.

Os artigos podem ser acessados em: https://zenodo.org/communities/adwmo

E as novidades não param. Pela primeira vez, os Anais do 14º WMO estão disponíveis na forma impressa, disponível em: https://clubedeautores.com.br/livro/anais-do-workshop-de-micro-ondas.

Para rever as apresentações e saber mais sobre como foi o XIV WMO, acesse: https://LabMax.org/index.php/14-wmo/

Sobre o Autor

Dr. Arnaldo De Carvalho Júnior administrator

Doutor em Ciências, Sistemas Eletrônicos pela POLI-USP (2021). Mestre em Eng. Mecânica - UNISANTA (2017). MBA em Gestão Empresarial - FGV (2001). Graduação em Eng. em Eletrônica - UNISANTA (1991). Formação Técnico em Eletrônica - ETEC Aristoteles Ferreira (1984). Formação pedagógica de nível Secundário - ESQUEMA I - CEFET Paraná (1995), Ensino Superior - FGV (2002) e em Ensino à Distância (EAD) - FGV (2004). Professor de cursos técnicos profissionalizantes desde 1990. Professor universitário (Cursos de Engenharia e Tecnologia) desde 2003. Certificações profissionais obtidas em Gerenciamento de Projetos - PMP (2012), Wireless CWNA (2010) e Cisco CCNA e CCNP de Router / Switch (2011). Possui mais de 35 anos de experiência profissional, com atuação por grandes empresas multinacionais em vários países da América Latina, EUA, Europa e China, tais como: treinamentos, seminários, apresentações, defesa de projeto e negociações técnicas. Idiomas Inglês e Espanhol Fluentes, básico de Francês. Especialista em Redes de Computadores, Redes Industriais e Telecomunicações na área de Comunicações Sem Fio (Telefonia Celular 1G-5G e WLAN). Pesquisas com Lógicas Não Classicas e Sistemas Especialistas.

Deixe uma resposta