Arquivo diário 27 de abril de 2019

porRaimundo Eider

Iniciação Científica – Gerador de Pulsos Eletromagnéticos

No vídeo abaixo são apresentados um breve histórico sobre o Gerador de Pulsos Eletromagnéticos e dois métodos construtivos baseados em modelos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do ABC – UFABC liderados pelo Professor Dr. Marcelo Bender Perotoni, quais sejam, um gerador de ruído eletromagnético com uma bobina automotiva com regulador e um gerador de ruído com transistor.  Além disso, o vídeo também apresenta um esboço de um circuito gerador de pulsos eletromagnéticos com transistor realizado no Software QucsStudio versão 2.5.7 que é um simulador de circuitos de licença aberta.

O trabalho integra o Projeto de Iniciação Cientifica “Sistemas de Rastreamento de Câncer Cerebral Infantil Através de Imagens por Micro-ondas: Gerador de Pulso Eletromagnético”, desenvolvido pelo o LabMax em parceria com o Instituto Federal de São Paulo e é o resultado das atividades desenvolvidas no mês de março de 2019, no âmbito do referido projeto.

porDr. Alexandre

Coordenação de Curso da Licenciatura em Letras e LabMax promovem Oficina de Impressora 3D

Nos dias 23 e 25 de abril, a coordenação do curso superior de licenciatura em letras e o Laboratório Maxwell promoveram uma oficina de boas práticas educacionais com prototipagem rápida pelo uso de impressora 3D.

Alunos do Campus Cubatão participaram ativamente da oficina de impressora 3D.

A tônica desta oficina foi estimular a prototipagem rápida pelo uso de impressora 3D como de formas que possam ser usadas no processo de aprendizagem.

Professora Elayne Kanashiro, pesquisadora de praticas educacionais inclusivas, contribui com o evento através da promoção do diálogo da tecnologia e a educação inclusiva.

Um dos pontos relevantes da oficina foi a fala da pesquisadora de praticas educacionais inclusivas, Dra Elayne Kanashiro, quando salientou a importância do uso de formas em três dimensões (3D) para a alfabetização de crianças com dislexia. Segundo Kanashiro, a impressora 3D deve ser prontamente incorporada no ferramental dos educadores, como forma de impulsionar a inclusão das crianças com dislexia e portadoras de limitações visuais.

Dr Alexandre Maniçoba teve a oportunidade de contribuir com a oficina e ao mesmo tempo descobrir as novas possibilidades educacionais que emergiram durante o evento.

Além dos alunos do curso superior de licenciatura em letras, comtamos com a participação dos alunos do curso superior de licenciatura em matemática, que já confirmaram o desenvolvimento de um jogo educacional com o uso da impressora 3D.

Alunos do curso de Matemática prospectaram a possibilidade de projetar um jogo pedagógico 3D.

O Laboratório Maxwell, em nome de todos seus cientistas e alunos pesquisadores, agradecem ao Dr Artaxerxes Modesto, diretor de cursos do Campus Cubatão, e as coordenadoras dos cursos de letras e matemática, doutoras Katia e Claudia pela oportunidade da realização desta oficina.

IMPRESSORA 3D, LETRAS, MATEMÁTICA, LABMAX, OFICINA.