I SIMAPESQ – SIMPÓSIO DE APOIO À PESQUISA DO IFSP

O que é uma pesquisa | O que é um projeto de pesquisa | Fontes de financiamento | Divulgação e comunicação | Comitê de ética

9 de novembro de 2018

O SIMAPESQ contará com a apresentação dos temas:

  • O que é uma pesquisa
  • O que é um projeto de pesquisa
  • Fontes de financiamento
  • Divulgação e comunicação
  • Comitê de ética

A organização do evento se dará na forma de simpósio, garantindo assim a possibilidade de tratar do assunto de Apoio à Pesquisa, de maneira ampla o suficiente, mas sem que haja o desvio do foco do evento, sobre assuntos adjuntos a pesquisa, tais como: Pós-graduação latu e stricto sensu, Produção de Artigos Científicos, Promoção de Eventos Acadêmicos.

O tema do Simpósio será:

Apoio a Pesquisa no IFSP.

O lema do Simpósio será:

Conhecendo os principais procedimentos para operacionalização da pesquisa no IFSP.

O Idioma do Simpósio:

Os idiomas oficiais do Simpósio serão três, o Português, a Libras e o Inglês, assim sendo os palestrantes serão encorajados a apresentarem suas comunicações em uma destas línguas.

No caso de Libras, todas as apresentações poderão contar com interpretes de Libras.

O formato de evento Simpósio:

Eventos Científicos, Tecnológicos e Acadêmicos, são uma excelente oportunidade para se expandir o conhecimento, entretanto deve-se escolher seu formato de maneira a maximizar a ocasião. Distinguir o que vem a ser um simpósio, um workshop, um congresso, uma mesa redonda e os demais formatos deste tipo de evento, auxilia na escolha de qual formato se adéqua ao tema do evento de forma a torna-lo mais eficiente na experiência de aquisição de conhecimentos.

O Simpósio, cuja etimologia remete-nos ao grego sumpósion, que em língua vernácula significa banquete ou festim, remonta a prática grega de se realizar um momento de interação social entre os convidados do evento (banquete), momento em que os mesmos bebiam, discutiam assuntos de alta relevância às questões sociais e políticas, reunindo assim representantes aristocratas, garantindo um momento mais agradável e em conjunto possível, para as discussões em torno do assunto.

Este formato de evento, em que reúnem-se figuras importantes, para as discussões de temas tão relevantes quanto, vem resistindo ao avanço dos milênios. Nos dias atuais, é um formato de evento bastante comum na seara Científica e Tecnológica. Este formato de evento, o Simpósio, é uma ocasião em que os pesquisadores apresentam suas opiniões (contribuições) com relação ao assunto principal do evento.

Em matéria de acessibilidade do assunto abordado, observa-se que em um Simpósio, o mesmo se torna mais elucidativo e acessível do que quando abordado em outros formatos de evento semelhante, como por exemplo, uma aula teórica. Desta forma, proporciona-se uma maior heterogeneidade no público do evento, colimando professores, profissionais correlatos a área abordada e alunos.

O clima e a atmosfera de proximidade, beirando a “informalidade”, garante ao evento uma maior acolhida aos participantes, sobretudo os mais distantes do assunto e para além disso, o ponto alto do Simpósio é sem dúvidas a realização das palestras.

As palestras de um simpósio, possuem um formato peculiar. Em geral são mais curtas, não apresentam conclusões e são feitas em uma sequência, em um formato de debate, entre os vários oradores (palestrantes), em uma mesa, em geral com a participação do auditório, diferindo-se de um outro formato conhecido como Mesa-redonda, pois os oradores não discutem entre si o tema do evento, apenas os apresentam.

Todas estas atividades são precedidas pelas solenidades de abertura, onde costumam contar com a presença de autoridades, que desenvolvem as primeiras falas do evento. Em nosso caso, a sugestão é a participação do diretor geral e do diretor de pesquisa performarem as falas iniciais do Simpósio.

Ao final do evento, todos os participantes terão direito a receber um certificado de participação.

Identidade visual do SIMAPESQ:

A logomarca do SIMAPESQ foi criada para que fosse facilmente reconhecido as áreas dos cursos, bem como a interdisciplinaridade do Campus, dispostas de maneira adjacentes, transmitindo a idéia de unidade e parceria e a ordem de apresentação dos ícones de cada área, foram as mesmas adotadas no portal de cursos do Campus Cubatão. 

As cores da marca foram escolhidas por trazerem consigo a expressão natural do equilíbrio, esperança e alegria do verde, o dinamismo enérgico dos tons quentes do amarelo, laranja e do vermelho e a grandiosa austeridade, enigmática ênfase do desafio científico e a sólida confiança expressa pelo azul. Todas estas qualidades são reflexos oriundos sobretudo da comunidade acadêmica congregada em torno do objetivo comum do SIMAPESQ.

Objetivo do SIMAPESQ:

Este Simpósio será realizado com o objetivo de congregar os professores, técnicos educacionais e alunos, na forma de possibilitar um esforço conjunto para divulgar boas práticas para o preparo de projetos de pesquisa.

O evento terá caráter misto entre um ambiente de treinamento, com palestras e comunicações, e o ambiente científico-tecnológico com o estimulo a profunda discussão sobre os seguintes temas específicos: O que é uma pesquisa; O que é um projeto de pesquisa; Fontes de financiamento; Divulgação e comunicação e Comitê de ética.

Adicionalmente o evento contará com a solenidade de lançamento do Edital PIBIFSP 2018 (Exercício 2019).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esta é realizada nacionalmente desde 2004 e conta com a colaboração de ministérios, institutos de pesquisa, universidades, fundações de amparo à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além das secretarias estaduais e municipais, em especial as Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação.

Como objetivo, a SNCT visa aproximar a população da ciência e da tecnologia, realizando eventos científicos que congregam centenas de entidades com o intuito promoverem atividades de divulgação de ciências e tecnologia por todo o País. As comunicações devem ser feitas em linguagem acessível à população e por meios inovadores que incentivem a curiosidade e estimulem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

O SIMAPESQ foi concebido, durante a reunião do Compesq, no âmbito da SNCT 2018 como um produto para atender a demanda de estimular a pesquisa de alto fator de impacto em nosso Campus Cubatão.

Local do evento:

O SIMAPESQ será realizado no Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino, fundada em 1909, reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade nas modalidades de Ensino Médio, Técnico, Superior e Pós-Graduação.

Durante seus 105 anos de história, recebeu diversos nomes, como Escola de Aprendizes e Artífices, Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto Federal de São Paulo, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. A partir desta mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos de ensino médio e técnico e no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Também oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São também oferece cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura de multicampi, possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 Campus e mais de 4 mil alunos matriculados nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Sobre o município de Cubatão, pode-se destacar que este é um dos 9 municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista do Estado de São Paulo, formada pelos municípios de Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga. O município ocupa uma área de 142 km², o que lhe confere uma densidade demográfica de 830,91 habitantes por km². Tem seus limites com os municípios de Santo André, ao norte, Santos, ao leste, a Baía de Santos, para o sul, São Vicente, a sudoeste e São Bernardo do Campo, ao nordeste.

Cubatão hoje abriga um dos maiores polos industriais da América Latina. Segundo o IBGE 2018 (último censo), Cubatão possui 118720 habitantes, cujo salário médio mensal é de 4,7 salários mínimos, o que perfaz o montante médio de R$ 4.483,80, com um PIB per capita (2015) de R$ 123.458,81.

Além do setor industrial, Cubatão vem se destacando no setor de turismo ambiental, com os roteiros turísticos relacionados à Costa da Mata Atlântica e despontando seus potenciais nas áreas de turismo náutico, industrial, histórico e cultural. Em 1992 recebeu da ONU o título de “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”, desde então, Cubatão vem lutando para se tornar uma estância turística.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão.

Com inscrição no CNPJ sub o número 10.882.594/0001-65, o IFSP é uma autarquia Federal vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura, tem sua sede a Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo, CEP 01109-010 e foi criado pela Lei nº 11.892 de 29/12/2008. O IFSP conta com mais de 38 Campus espalhados por todo o Estado de São Paulo, sendo um destes, um dos mais antigos é o Campus Cubatão.

O Campus Cubatão, inscrição no CNPJ sub o número 39.006.291/0001-60, vinculado a reitoria do IFSP e situado a Rua Maria Cristina, 50. Jardim Casqueiro. Cubatão/SP, CEP 11533-160, teve como autorização de funcionamento a Portaria Ministerial nº 158 de 12/03/1987.

Campus Cubatão

O Campus fica a 50 minutos do Aeroporto de Congonhas e 100 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

Almoço no local: +/- R$ 14,00 / pessoa (prato executivo).

Cronograma do Evento:

O SIMAPESQ será realizado no período vespertino do Campus Cubatão no dia 9 de novembro, e seguirá o cronograma a seguir:

Atividade Horário Palestrante
Chairwoman 14h00 às 17h00 Drª Anna Karina
Recepção 14h00 às 14h30 Compesq
Solenidade de Abertura 14h30 às 15h00 Dir. Robson Nunes  Dir.  Eduardo Gomes
O que é a Pesquisa 15h00 às 15h15 Drª Sueli Maria
O que é um projeto de pesquisa? 15h15 às 15h30 Dr Alexandre Maniçoba
Fontes de financiamento 15h30 às 15h45
Divulgação e comunicação 15h45 às 16h00 Dr Thiago Rodrigues
Comitê de Ética 16h00 às 16h15 Lançamento do Edital Pibifsp nº 11/2018
Encerramento 16h45 às 17h00 Dir. Eduardo

A abertura do SIMAPESQ será realizada com uma palestra Magna ministrada pelos diretores geral e de pesquisa do Campus Cubatão e ao longo de todo o evento.

Mini currículo dos palestrantes:

 Drª. Anna Karina Fontes Gomes – Doutora em Computação Aplicada pela Instituto Nacional de Pesquisas Especiais. Possui mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente com simulação numérica de equações diferenciais parciais, método dos volumes finitos, teoria magneto-hidrodinâmica e análise multirresolução adaptativa. Possui experiência em docência obtida como Monitora de Ensino Superior dos cursos de engenharia da ETEP Faculdades.

Me. Robson Nunes da Silva – Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos. Pós-graduado Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1997) e graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados, pelo Centro Universitário Lusíada ? Unilus (1989), também participou do Curso Superior de Formação de Professores pelo CEFET-PR (atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 1995), sendo licenciado para disciplinas especiais em cursos técnicos profissionalizantes de nível médio. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo há 26 anos, com experiência na área de Tecnologia da Informação, nas disciplinas de lógica de programação, linguagens de programação, banco de dados e redes de computadores, tendo realizado pesquisas na área de realidade virtual e realidade aumentada. Outra pós-graduação Lato Sensu realizada foi a de Gestão Pública, pela Universidade Católica Dom Bosco (2014). Diretor Geral do Campus Cubatão do IFSP de abril de 2013 a abril de 2017, tendo sido reeleito para a gestão 2017/2021. Já participou da criação de diversos projetos pedagógicos de cursos técnicos e de graduação, direta ou indiretamente.

Me. Eduardo Henrique Gomes – Mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC 2013), Especialização em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU 2004), bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA 2003). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Tem experiência com personalização do ensino através do e-learning (Sakai / Moodle); Ferramentas de autoria (AHA!, GRAPPLE Project); Sistemas de Hipermídia Adaptativa (GALE); Desenvolvimento Web (Dreamweaver, Photoshop, PHP, JavaScript, XHTML, CSS e UML); Modelagem de dados; Linguagem SQL (SGBDs: MS SQL Server e MySQL); Sistemas operacionais (Linux, Windows e Android); Segurança da informação; SEO (Search Engine Optimization); Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (Joomla e WordPress); VoIP (Telefonia IP, Trixbox); Gerenciamento de servidores Linux (Apache, Squid e MySql); Gerenciamento de servidores Microsoft Windows Server (DNS, Active Directory, SQL Server, Exchange, ISA e IIS); Cabeamento estruturado e topologia de redes.

Drª Sueli Maria Preda dos Santos Torres – Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Don Domênico (1983), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (1993), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2005), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo . Tem experiência na área de biologia celular, histologia, patologia e meio ambiente.

Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveiras – Ocupa o cargo de Professor EBTT Nível D102 (SIAPE: 3862675) junto ao Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Nº da UORG: 1046) do Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde também é Coordenador de Pesquisa e Inovação e o Coordenador do Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (Nº CNPq: 5.497.663.866.471.659). É Engenheiro Eletricista modalidade Computação (2009) formado pela Universidade Católica de Santos, Mestre (2012) e Doutor (2015) em Ciências da Engenharia Elétrica formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sob orientação do prof. João Francisco Justo Filho, Ph.D. Realizou pós doutorado no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2017), sob a supervisão do prof. João Francisco Justo Filho, Ph.D. É membro titula do concelho deliberativo da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (Gestão 2019 – 2020). Tem experiência na área RFIC, Antenas de Micro-ondas e Educação Científica e Tecnológica e nos últimos cinco anos, publicou de 3 livros científicos, 10 artigos em periódicos científicos como autor principal, 8 como co-autor, 9 artigos em anais de congresso como principal autor e 14 como co-autor.

Dr. Thiago Rodrigues Schulze – Atuando como docente desde 2002, ministra disciplinas e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer. Tem experiência na área, tendo atuado como tripulante marítimo na Royal Caribbean Cruise Lines e como hoteleiro no Grupo Accor Hotels. Desenvolve pesquisas relacionadas a Inovações Curriculares em Educação Superior e no desenvolvimento do turismo na Região da Costa da Mata Atlântica (Região Metropolitana da Baixada Santista). Atualmente é professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP-câmpus Cubatão.

Comissão organizadora do SIMAPESQ:

O I SIMAPESQ está sendo realizado pelo COMPESQ, com o apoio do Laboratório Maxwell (LabMax), do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação e Formação Profissional (GEPEFOP) e do Laboratório de Turismo (Labtur), que por sua vez conta com pesquisadores do IFSP.

COMPESQ