Iniciação Científica – Projeto De Antena Planar Do Tipo Patch com Geometria Fractal

porDr. Alexandre Maniçoba de Oliveira

Iniciação Científica – Projeto De Antena Planar Do Tipo Patch com Geometria Fractal

Atualmente as antenas possuem um papel de extrema relevância, provendo avanços tecnológicos como a tecnologia 5G, desenvolvimento de aplicações e aparelhos médicos, satélites, comunicação sem fio, usos nos setores de defesa, um deles sendo a guerrilha eletrônica, e também nos setores comerciais. Buscamos desenvolver antenas patch de baixo custo que alcancem determinados marcadores de especificações em termos de largura de banda e ganho, não obstante considerando uma de suas principais características, o pequeno peso.

As antenas usualmente irradiam em apenas uma frequência, tendo isto em mente, ao desenvolver uma antena patch capaz de irradiar em várias frequências, as aplicações provindas destes resultados propiciam auspiciosamente, possibilidades e através destas aplicações novas soluções são geradas. Ao desenvolvermos uma antena patch com fractais de Koch, padrões geométricos que apresentam repetições infinitas no perímetro, e a alimentando por um micro linha, novos resultados foram obtidos.

Durante o meses de abril e maio, foram revisadas as bibliografias selecionadas segundo a metodologia top five, que consiste em utilizarmos os referências mais influentes na área em questão para escrevermos um artigo com alto fator de impacto, análises numéricas foram desenvolvidas e testadas.

Sobre o Autor

Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira administrator

Técnico, Engenheiro, Mestre e Doutor na área de Engenharia Elétrica, possui mais de uma década de experiência na docência superior de engenharia, pesquisador de Eletromagnetismo Aplicado, Membro do IEEE, da IEEE Antennas and Propagation Society, membro do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, realizou pós doutorado no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, na área de imagens de Micro-ondas para uso médico e atualmente é docente do IFSP lotado no campus Cubatão, onde é líder do Laboratório Maxwell.

Deixe uma resposta