LabMax avança com mais um artigo Qualis A1

porDr. Alexandre Maniçoba de Oliveira

LabMax avança com mais um artigo Qualis A1

O artigo intitulado Exploring the internal patterns in the design of ultrawideband microwave absorbers” acaba de ser publicado no periódico IEEE Antenna and Wireless Propagation Letters, estratificado como Qualis A1 na área de Engenharias IV do WebQualis da Capes e possui o fator de impacto de 3.825. Neste trabalho, o pesquisador do LabMax, Antonio Mendes de Oliveira Neto, propõe a exploração de geometria fractal como padrões internos para a melhoria efetiva do desempenho de absorvedores de radiação eletromagnética.

O trabalho dispões tais padrões internos como parâmetros de projeto de absorvedores tornando-os tão eficiente quanto, e em alguns caso até melhor, que os absorvedores maciços, com o benefício da redução do material. Com essa inovação, as aplicações que utilizam absorvedores de micro-ondas receberão um incremento considerável em sua eficiência, bem como com sua redução de materiais compósitos utilizados.

Ilustração, extraída do artigo em questão, dos resultados de simulação numérica da densidade de perda de potência para pirâmides sólidas (a, d) e pirâmides fractais (b, c, e, f) em 12 GHz (a, b, c) e 15 GHz (d, e, f). A seção transversal das pirâmides fractais é exibida (c, f).

Este trabalho faz parte dos esforços de pesquisa realizados pelo professor Antonio Mendes em seu doutoramento na Escola Politécnica da USP com a orientação do professor João Francisco Justo. Nós do LabMax manifestamos nossa alegria com tamanha realização. Parabéns prof. Antonio Mendes!

Sobre o Autor

Dr. Alexandre Maniçoba de Oliveira administrator

Técnico, Engenheiro, Mestre e Doutor na área de Engenharia Elétrica, possui mais de uma década de experiência na docência superior de engenharia, pesquisador de Eletromagnetismo Aplicado, Membro do IEEE, da IEEE Antennas and Propagation Society, membro do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, realizou pós doutorado no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, na área de imagens de Micro-ondas para uso médico e atualmente é docente do IFSP lotado no campus Cubatão, onde é líder do Laboratório Maxwell.

Deixe uma resposta