Primeiros resultados da Pesquisa de Esterilização Microbiana por Micro-ondas

porDr. Antonio Mendes de Oliveira Neto

Primeiros resultados da Pesquisa de Esterilização Microbiana por Micro-ondas

Cubatão, 19 de setembro de 2022.

Durante o último mês, foram obtidos os primeiros resultados da pesquisa de esterilização de micro-organismos expostos a radiação não ionizante de micro-ondas como fruto dos trabalhos de pesquisa do aluno de IC LabMax Bruno Gobato.

Recentemente, o aluno pesquisador Bruno Gobato Simões vem desenvolvendo suas habilidades a respeito da cultura  microbiana e da análise microscópica das mesmas, com o intuito de desenvolver mecanismos que possam esterilizar e combater a ação desses microorganismos através do uso de radiação não ionizante no espectro das micro-ondas. Tais habilidades têm sido desenvolvidas a partir de uma pesquisa que está sendo feita no Laboratório Maxwell, ambiente de pesquisa localizado no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão.

Esta pesquisa propõe que o aluno realize o estudo dos efeitos de redução da concentração microbiana em culturas de Saccharomyces cerevisiae (fermento biológico) através da exposição à radiação de micro-ondas. A partir desses experimentos, se espera determinar qual é o melhor ajuste de tempo e potência para promover uma redução em torno de 99% no número de unidades formadoras de colônias (UFC). Esta técnica mostra-se útil em processos de controle microbiano, tais como desinfecção de materiais embalados, como alimentos e fármacos, pois, ao contrário das técnicas de exposição a ultravioleta e plasma a frio, não degrada a embalagem, impedindo ou minimizando, assim, a liberação de monômeros ou benzênos no material embalado, contribuindo para garantir sua qualidade.

Segue abaixo imagens e resultados preliminares obtidos com o uso de um microscópio após a análise de culturas de culturas de Saccharomyces cerevisiae, ou seja, fermento biológico, em frascos, onde, um frasco possuía apenas água e fermento, enquanto o outro possuía água, fermento e açúcar mascavo.

Na imagem acima, é possível ver a diferença entre as amostras coletadas logo após a produção da cultura e 30 horas depois da coleta das primeiras amostras.
Já essa imagem acima foi retirada com uma ampliação de 640X (ocular de 16x e uma objetiva de 40X) e se trata de uma amostra sem açúcar coletada logo após uma cultura.

Os resultados obtidos acima fazem parte da pesquisa em desenvolvimento intitulada “Combate A Covid-19 Por Esterilização Por Micro-Ondas – Estudo Dos Efeitos Da Radiação De Micro-Ondas Em Diferentes Frequências Gerada Por Antena Vivaldi Palm Tree Sobre As Células De Saccharomyces Cerevisiae”.

Laboratório Maxwell

Fundado em abril de 2016, o LabMax tem como objetivo pesquisar, desenvolver e transferir tecnologia de ponta na área de micro-ondas e eletromagnetismo aplicado de maneira a contribuir para o avanço de nossa nação.

Sobre o Autor

Dr. Antonio Mendes de Oliveira Neto administrator

Pesquisador Pleno do Laboratório Maxwell na área de processamento de sinais e imagens, Me. em Tec. dos Materiais pela UNESP.

Deixe uma resposta