1º SABADUINO do IFSP Cubatão reúne tecnologia e inovação

porDr. Arnaldo De Carvalho Júnior

1º SABADUINO do IFSP Cubatão reúne tecnologia e inovação

No dia 1º de junho, o Câmpus Cubatão sediou a primeira edição do Sabaduino, referente à plataforma livre Arduino, que permite desenvolver projetos de automação em placas de forma funcional e fácil, sendo acessível a estudantes e projetistas amadores.

Estudantes dos cursos técnico e superior em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação, assim como convidados externos, puderam desfrutar de uma manhã de muita aprendizagem prestigiando exposições de trabalhos, oficinas e palestras sobre a plataforma.

Os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do câmpus chamaram a atenção, tanto pela inovação quanto pela qualidade apresentadas. Estufas, torres de resfriamento, garras manipuladoras e braço robótico foram alguns dos projetos expostos e criados com uso da plataforma Arduino. Segundo o professor Marcelo Coelho, coordenador do curso de Engenharia, um dos pontos altos do evento foi a possibilidade de integrar os cursos de tecnologia em Automação Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, promovendo assim parceria nas pesquisas desenvolvidas.

Na oficina, houve a aplicação da plataforma Arduino na transmissão de dados para a nuvem. Este uso de armazenamento de informações nos processos industriais é uma inovação e faz parte da Industria 4.0, assim denominada por especialistas da área.

Por sua vez, as palestras envolveram aplicações práticas da plataforma, como por exemplo na configuração de impressoras 3D e sinais analógicos, permitindo aos participantes, sobretudo aos estudantes do Câmpus Cubatão, a aproximação com profissionais da comunidade externa.

O professor Arnaldo de Carvalho Junior, organizador do 1º Sabaduino, avalia que o evento ultrapassou as expectativas, servindo de referência aos próximos dessa natureza, como a Semana de Automação e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programados para outubro.

https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/17-ultimas-noticias/812-evento-reune-tecnologia-e-inovacao

Sobre o Autor

Dr. Arnaldo De Carvalho Júnior administrator

Doutor em Ciências, Sistemas Eletrônicos pela POLI-USP (2021). Mestre em Eng. Mecânica - UNISANTA (2017). MBA em Gestão Empresarial - FGV (2001). Graduação em Eng. em Eletrônica - UNISANTA (1991). Formação Técnico em Eletrônica - ETEC Aristoteles Ferreira (1984). Formação pedagógica de nível Secundário - ESQUEMA I - CEFET Paraná (1995), Ensino Superior - FGV (2002) e em Ensino à Distância (EAD) - FGV (2004). Professor de cursos técnicos profissionalizantes desde 1990. Professor universitário (Cursos de Engenharia e Tecnologia) desde 2003. Certificações profissionais obtidas em Gerenciamento de Projetos - PMP (2012), Wireless CWNA (2010) e Cisco CCNA e CCNP de Router / Switch (2011). Possui mais de 35 anos de experiência profissional, com atuação por grandes empresas multinacionais em vários países da América Latina, EUA, Europa e China, tais como: treinamentos, seminários, apresentações, defesa de projeto e negociações técnicas. Idiomas Inglês e Espanhol Fluentes, básico de Francês. Especialista em Redes de Computadores, Redes Industriais e Telecomunicações na área de Comunicações Sem Fio (Telefonia Celular 1G-5G e WLAN). Pesquisas com Lógicas Não Classicas e Sistemas Especialistas.

Deixe uma resposta